Page 129 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 129
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AVEIRO AVEIRO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RIO NOVO DO PRÍNCIPE EDUCAR PARA O
– CACIA, AVEIRO (AERNP CACIA) EMPREENDEDORISMO E
PARA A SUSTENTABILIDADE
AMBIENTAL...
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Geolo-
gia, Física e Química, TIC e Educação para o Empreendedorismo
Parceiros: Câmara Municipal de Aveiro, Cidade Social, Junta de
Freguesia de Cacia, Fábrica - Centro de Ciência de Aveiro, Jardim
Botânico e Exploratório de Coimbra, Raiz - Instituto de Investiga-
ção da Floresta e Papel; Reserva Natural das Dunas de São Jacin-
to, Cenasef Amarante/ICNF, Associação de Defesa das Árvores de
Cacia e Esgueira (ADACE); Associação de Pais e Encarregados de
Educação do Agrupamento de Escolas de Cacia (APEEAE-Cacia)
Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º e 3.º Ciclos/do 5.º ao 9.º ano
de escolaridade
Comunidade envolvida: Comunidade escolar e envolvente
O CCV do AERNP Cacia funciona como um espaço aberto de partilha de
conhecimentos e saberes, contacto com a ciência e a tecnologia e acesso
generalizado dos alunos a práticas científicas inovadoras, promovendo
o ensino experimental das ciências, a redução da pegada ecológica e a
educação dos jovens para um empreendedorismo sustentável.
Os alunos participam em atividades interpessoais e de grupo, respeitan-
do normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho
em vários contextos, realizando atividades de forma autónoma, respon-
sável, criativa e sustentável. Participamos de forma articulada e coopera-
tiva em projetos do Agrupamento. Realizamos diversas experiências de
ciência divertida, atividades práticas e laboratoriais relativas aos conteú-
dos das outras disciplinas; semeamos, plantamos e reflorestamos na Re-
serva Natural das Dunas de São Jacinto com a colaboração do Município
de Aveiro, o nosso principal parceiro. Cozinhamos com ciência e traba-
lhamos na arte da saboaria e cosmética natural. Todos os alunos do clu-
be sabem produzir sabão de glicerina, sendo que os do 3.º ciclo também
fazem sabão 100% natural. Fazemos exposições e pequenas feiras com
os produtos que produzimos, de forma natural, artesanal e sustentável.
Passaremos a produzir gel para as mãos e detergentes ecológicos para
uso na escola. Depois da Covid-19, retomaremos os nossos workshops
presenciais de saboaria para toda a comunidade. Pretendemos transmi-
tir conhecimento, mas sobretudo despertar consciências, fazendo com
que cada um se torne autossuficiente ao fabricar, por ex., o seu pão, bo-
lachas, gelados e gomas; os seus sabões, creme corporal e de mãos, gel LEGENDAS:
alcoólico, detergentes e velas, pastas dentífricas e outros produtos que
vêm embalados em plástico e cheios de aditivos, corantes, conservantes 1. Tecnologia_AERNP: “À descoberta das plantas do jardim das aromáticas...”
e outros produtos sintéticos pouco recomendados para quem se preo- 2. Saboes AERNP: “Fazendo sabões naturais muito divertidos e cheirosos.”
cupa com a saúde individual e comunitária, com um estilo de vida mais 3. Padeiro AERNP: “Mãos que transformam...”
saudável e sustentável e mais em sintonia com o Planeta. 4. Unidos AERNP: A sustentabilidade da Floresta está nas nossas mãos. Toca a semear!
5. Velas AERNP: “Fazendo velas ecológicas com óleo usado.”
6. Slime AERNP: “Hoje foi dia de fazermos “Ciência Viscosa” - Slime!”
129