A maior parte das plantas desenvolve-se melhor em solos com pH próximo de 7, no entanto algumas preferem terrenos ligeiramente ácidos ou ligeiramente alcalinos. As batatas e os morangueiros, por exemplo, preferem solos ligeiramente ácidos; já as nogueiras preferem solos ligeiramente básicos.

Algumas flores apresentam cores diferentes quando cultivadas em solos ácidos ou básicos. As hortênsias são um exemplo disso; apresentam flores azuis quando cultivadas em solos ácidos e flores cor-de-rosa quando cultivadas em solos básicos, tal como se ilustra a figura seguinte:

 

As hortências são originárias do Japão e da China e pela sua beleza são cultivadas como plantas ornamentais um pouco por todo o mundo, especialmente em regiões temperadas e subtropicais. O nome científico das hortênsias é Hydrangea macrophylla. 

Quando os solos são muito ácidos ou muito básicos, podem adicionar-se substâncias correctoras que permitem corrigir a acidez para valores mais próximo do valor desejado para a cultura que se pretende. Esta estratégia também se pode utilizar para se obterem flores com diferentes cores, como no caso das hortênsias.
As substâncias correctoras adicionadas aos solos deverão ser utilizadas com regras para não prejudicarem os solos, os cursos de água nem as águas subterrâneas, nem as próprias culturas.

 

Na tabela seguinte encontram-se alguns valores de pH mais favoráveis ao desenvolvimento de algumas culturas.


 
Registo da atividade

A amostra de solo testada apresentou pH = 5, o que significa que se trata de um solo ácido.