A IV “Workshop Nacional Educação & Ciência: da investigação polar à sala de aula” organizada em colaboração pela Polar Educators Portugal (PEI Portugal) pela Escola Secundária de Vila Real de Santo António e pelo Externato Cooperativo da Benedita decorreu nos dias 6 e 7 de março na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, no Algarve e contou com a presença de 15 participantes de várias partes do país.

Os 500 anos de circum-navegação de Fernão de Magalhães e a importância do Oceano antártico à escala global foram as temáticas centrais desta workshop que funcionou também como oficina de formação curta duração para professores, através do Centro de formação da Associação de Escolas do Levante Algarvio.

No primeiro dia decorreu a sessão de abertura da Workshop e debateu-se a importância de Fernão de Magalhães para  a navegação e a ciência. Foi ainda apresentada a PEI aos participantes, evidenciando-se os seus objetivos, atividades e relevância na educação polar.

No segundo dia, as sessões da manhã foram dedicadas à ciência polar, onde o oceano foi o tópico central abordando-se temas como a Ecologia, a Fisiologia animal e a Poluição por plásticos. 

As sessões que decorreram no período da tarde foram dedicadas à Educação, como complemento da sessão da manhã. Foram partilhadas as atividades desenvolvidas no âmbito do Educação ProPolar e os professores mais ativos partilharam com audiência os projetos que têm vindo a desenvolver. Posteriormente às apresentações, foram discutidas estratégias para uso em sala de aula dos tópicos científicos apresentados e como introduzir outros tópicos em disciplinas fora do âmbito das ciências. O dia terminou com foco no futuro da educação e da divulgação da ciência polar em Portugal definindo-se como objetivo principal o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem portuguesa sobe o tema para o fortalecimento do trabalho colaborativo entre professores e partilha de experiências e dificuldades.

O próximo reencontro será em 2022!