Ao longo das oito semanas em que os alunos frequentam este referencial, estes  estudam todo o tipo de temáticas e conteúdos, das diferentes áreas disciplinares, em articulação com o tema Jogos Olímpicos. São abordados assuntos tais: Vacinação, cuidados de higiéne, logística necessária à organização de um evento desta envergadura, pesquisas sobre tradiçoes, arte  dos países, entre outos assuntos. O clube de Ciência Viva também esteve presente ao longo das oito semanas e tenta colaborar sempre que a temática em análise o permita e se relacionem.

O 1º turno deste referêncial de integração curricular tiveram o previlégio de participar numa Palestra organizada pelos professores do agrupamento em articulação com o Programa de Educação Olímpica. Nesta sessão esteve presente o Atleta Olímpico Joaquim Videira que acabou por ser questionanado pelos alunos de 5º ano e no final estes tiveram a oportunidade de aprender alguns movimentos básicos e praticar essas aprendizagens, orientados pelo treinador Filipe Melo, do Sport Club do Porto.

O grupo de alunos do primeiro RIC4 explorou os Anéis Olímpicos e foi descobrir, no âmbito da disciplina de Português, alguns valores, conceitos e ideias que, no seu entendimento, podem ser associados ao Movimento Olímpico e aos Jogos Olímpicos.

No âmbito dos RIC (Referencial de Integração Curricular - trabalho coordenado entre várias áreas curriculares), a atleta Sara Catarina Ribeiro juntamente com Bruno Jesus marcaram presença no Corta Mato escolar do Agrupamento de Escolas de Cristelo, realizado no passado dia 20 de janeiro.

 

 "RIC4 - Jogos Olímpicos 2040", realizam-seo trabalhos, adquirindo competências nas diversas disciplinas e que compreenderam que os Valores Olímpicos - EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO - também se aplicam no nosso dia-a-dia.

 

http://www.eduolimpica.comiteolimpicoportugal.pt/Pages/Atividade.aspx?at=o6cuRh2gmkOW8Cs-r252_w&fbclid=IwAR0of6Sa85d25yeQX9OuSOECmUisj6HT1T17e9O-g8xS-nHz2OgwcN86ghY 

http://www.eduolimpica.comiteolimpicoportugal.pt/Pages/Atividade.aspx?at=4UP7THmRmUuz4e2v5YaiFA 

http://www.eduolimpica.comiteolimpicoportugal.pt/Pages/Atividade.aspx?at=A256psMAxUu5usD_YGoJ5w