Esta iniciativa foi realizada no âmbito das atividades do Clube Ciência Viva na Escola e integra-se também no Projeto O.S.O.S. (Open School for Open Societies) no qual se pretende promover uma maior abertura das escolas às respetivas comunidades, para a promoção da literacia científica e resolução de problemas locais identificados por alunos.

Esta exposição, que oportunamente seguirá para a Biblioteca Municipal, tem o propósito de mostrar o trabalho científico realizado na Escola no âmbito da Astronomia, recorrendo a equipamentos profissionais distribuídos no mundo inteiro, através dos quais os alunos percebem melhor o que é Ciência e como se faz Ciência, adquirindo conhecimentos e desenvolvendo competências científicas e soft skills. É este o novo paradigma das Escolas, preparar os jovens para os desafios do futuro.

O coordenador do Clube Ciência Viva refere ainda que esta é uma primeira iniciativa que abrirá um ciclo de Cafés-Ciência com cientistas de diferentes áreas de estudo, abertas à comunidade, porque, afinal, a Escola faz-se muito para além do perímetro do edifício.