Esteve patente ao público, desde o início de janeiro de 2020, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda, uma exposição sobre Astronomia intitulada "Da minha Escola vejo o Universo". Esta exposição organizada pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, e se encontra distribuída ao longo da escadaria dos três pisos do edifício. Este trabalho visa a promoção da literacia científica da comunidade aguedense, procurando desmistificar conceitos, e mostrar o trabalho científico que se realiza hoje nas nossas escolas. Através destes trabalhos, poderá perceber melhor qual a dimensão do Sistema Solar, usando como referência para a Terra, uma bola de basquetebol, e perceber, nesta escala centrada na Escola Secundária Marques Castilho, onde se encontrariam as órbitas dos planetas do Sistema Solar no mapa da nossa região. Terão também a oportunidade de entender o que são afinal os signos do horóscopo, e qual a relação entre a Astrologia e Astronomia, bem como conhecer diferentes objetos celestes (galáxias, nebulosas, planetas) apreciando a sua beleza através das fotografias registadas e processadas pelos alunos do Clube de Ciência, recorrendo ao uso de telescópios de grandes observatórios espalhados pelo mundo. Muitos outros trabalhos, como a descoberta de novos asteróides pelos alunos do agrupamento, ou medição e análise de objetos celestes, estão também patentes nesta exposição, que apresenta ainda elementos interactivos de Realidade Aumentada e visualização 3D.

Este trabalho enquadra-se no Projeto O.S.O.S. (Opens Schools for Open Societies) o qual, segundo Álvaro Folhas, professor do agrupamento e responsável deste projeto, procura abrir a escola à comunidade de uma forma efetiva, tornando-a uma alavanca de conhecimentos e de intervenção no meio. Segundo este professor, os paradigmas do Ensino dos nossos dias vão muito além da transmissão de conhecimentos, procurando proporcionar experiências enriquecedoras que mobilizem aprendizagens e desenvolvam competências nos alunos, em estreita colaboração com as entidades locais e forças vivas do município.

Esta exposição esteve aberta ao público na Biblioteca Municipal até ao final do mês de janeiro durante o horário de funcionamento.