O encontro intitulado “Em busca dos elementos perdidos”, insere-se no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica.

Estas atividades desenrolaram-se a partir das 17h e extenderam-se pela noite dentro, até ao final da manhã do dia seguinte. Os alunos, com a ajuda dos seus professores (de Biologia e Geologia e de Física e Química), um elemento da Direção do Agrupamento e por dois assistentes operacionais, tiveram de confecionar o jantar, a ceia e o pequeno-almoço, aprendendo informalmente alguns conceitos de química. 

Depois do jantar os alunos foram desafiados a participar num peddy-paper, percorrendo várias salas e laboratórios da escola, tentando através de atividades práticas “descobrir” os elementos que subitamente desapareceram na Tabela Periódica!

Enquanto um grupo de alunos realizou os desafios propostos no peddy-paper, o outro grupo de alunos visionou um documentário e respondeu a um Kahoot, seguidamente inverteram-se as posições dos grupos, de modo a todos realizarem todas as atividades.

Após a ceia alunos e professores dormiram no ginásio da escola. Bem cedo, alguns professores e alunos foram fazer o pequeno almoço com que todos se deliciaram.

Por último ocorreu a cerimónia de encerramento onde foram divulgados os vencedores do peddy-paper e entregues os respetivos prémios.

Esta atividade esteve aberta a todos os alunos do Ensino Secundário de Ciências e Tecnologias e Cursos Profissionais. Poderam participar todos aqueles que se inscreveram e que foram 104 alunos, acompanhados por 13 professores.

 

Objetivos da atividade foram:

 

  • Promover o gosto pela ciência e a cultura e literacia científicas;
  • Promover a participação e o desenvolvimento cívico;
  • Promover o desenvolvimento de relações interpessoais;
  • Proporcionar aos alunos, através de atividades lúdicas que incidem sobre diferentes conteúdos científicos e tecnológicos, uma integração de várias áreas da Ciência;
  • Diversificar estratégias pedagógicas;
  • Integrar as comemorações do “Ano Internacional da Tabela Periódica”