No laboratório de Química, duas professoras receberam cada um dos três grupos de alunos do 4º ano, com várias experiências:
- A água conduz a corrente elétrica?
- Ciclo da água
- A água dissolve ou não?
- Destilação (separação da água do sal)
- A água da chuva é ácida?
A sessão terminou com experiências simples e divertidas, magia ou ciência?
No laboratório de Biologia, duas professoras receberam cada um dos três grupos de alunos do 4º ano, com algumas experiências:
- A vida numa gota de água.
- Quente ou frio?
- Nível da água do mar e efeito estufa.
Na sala de trabalho do grupo disciplinar de Matemática, três professoras receberam cada um dos três grupos de alunos do 4º ano, primeiro com uma pequena e divertida encenação de um problema geométrico “meter água de igual forma”, da autoria de Inês Guimarães _ MathGurl. Esta atividade foi seguida de uma forma de “meter água”, mas agora num copo construído pelos alunos. E como já todos conheciam a arte de fazer dobragens finalizámos, a nossa manhã das ciências, fazendo origamis simples e divertidos!
No segundo período repetiremos este dia Aberto ao 1º CEB, com o mesmo tema, mas para outras escolas do nosso Agrupamento!