Nesta oficina, os alunos do 5º ano da Escola Básica do Castro trabalharam pela primeira vez no laboratório de Físico-Química! Foram realizadas atividades laboratoriais que complementaram informações transmitidas aos alunos aquando de uma visita de estudo ao Castro de Alvarelhos, nomeadamente a relação existente entre o pH do solo e o tempo de decomposição dos materiais que nele se encontram. A conceção das mesmas teve como linhas de orientação a promoção da literacia científica, o desenvolvimento do gosto pela Ciência e a consciencialização da transversalidade existente entre diversas áreas do saber. Aquando da execução de pequenas atividades práticas assentes na resolução de problemas, os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizarem com algumas regras de trabalho a ter em conta num laboratório e de contactar com material de laboratório diverso. A propósito da acidez dos materiais, promoveu-se, ainda, o debate acerca da necessidade de fazermos escolhas alimentares acertadas e de assegurarmos uma boa higiene oral.