Page 82 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA GUIMARÃES
AEPAS – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR CLUBE CIÊNCIA VIVA NO AEPAS
ABEL SALAZAR - RONFE
Áreas científicas principais: Ciências Naturais (O charco eco-
lógico e o corpo humano), Programação e Robótica, Modela-
ção e Impressão 3D
Parceiros: Câmara Municipal de Guimarães, Planetário Casa da
Ciência - Braga, Curtir Ciência – Guimarães, Laboratório da Pai-
sagem – Guimarães
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
sico
Comunidade envolvida: Comunidade educativa
A concretização deste projeto constituiu um contributo para o desen-
volvimento dos alunos nas diferentes áreas de competência, nomeada-
mente do saber científico, técnico e tecnológico, consignado no Perfil
dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, contribuindo assim para
a sedimentação de uma cultura científica de base humanista, que per-
mita aos alunos tomar decisões e participar ativamente na sociedade
enquanto cidadãos.
O projeto foi delineado e implementado de modo a promover na comu-
nidade educativa o conhecimento e a inovação, a utilização sustentável
dos recursos naturais e a inclusão, intensificando o trabalho colaborati-
vo, condições necessárias para colocar a sociedade numa trajetória de
crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
A inovação deste projeto destacou-se pela colaboração das entidades
parceiras, pois disponibilizaram recursos humanos com know how espe-
cífico e de equipamentos inexistentes no Agrupamento, que utilizaram
na implementação das atividades práticas de campo e laboratoriais.
Desta forma, propiciou-se a disseminação de conhecimento, quer pelos
alunos, quer pelos docentes, que enriqueceu a prática letiva. Os alunos e
professores também tiveram a oportunidade de visitar entidades de ca-
riz industrial e científico, consciencializando-se das exigências do mun-
do do trabalho.
Dado que as tecnologias, em geral, e as tecnologias informáticas e da
comunicação, em particular, são um dos trunfos mais importantes num
quadro de competitividade global, esta área também foi tida em con-
ta no projeto. Algumas atividades realizadas tiveram uma componente
informática/digital, em que a colaboração das parcerias foi crucial, quer
para a sua concretização, quer para a sua continuidade, após o término
deste projeto.
Assim, pode-se concluir que o saldo foi bastante positivo, na medida em
que potenciou novas aprendizagens no que concerne ao conhecimento
científico da comunidade escolar, bem como o reforço da prática do en-
sino experimental que ficou mais enraizada na lecionação das ciências
experimentais.
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