Page 82 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            BRAGA                                GUIMARÃES


            AEPAS – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR                  CLUBE CIÊNCIA VIVA NO AEPAS
            ABEL SALAZAR - RONFE


            Áreas científicas principais: Ciências Naturais (O charco eco-
            lógico e o corpo humano), Programação e Robótica, Modela-
            ção e Impressão 3D
            Parceiros: Câmara Municipal de Guimarães, Planetário Casa da
            Ciência - Braga, Curtir Ciência – Guimarães, Laboratório da Pai-
            sagem – Guimarães
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
            sico
            Comunidade envolvida: Comunidade educativa





            A concretização deste projeto constituiu um contributo para o desen-
            volvimento dos alunos nas diferentes áreas de competência, nomeada-
            mente do saber científico, técnico e tecnológico, consignado no Perfil
            dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, contribuindo assim para
            a sedimentação de uma cultura científica de base humanista, que per-
            mita aos alunos tomar decisões e participar ativamente na sociedade
            enquanto cidadãos.
            O projeto foi delineado e implementado de modo a promover na comu-
            nidade educativa o conhecimento e a inovação, a utilização sustentável
            dos recursos naturais e a inclusão, intensificando o trabalho colaborati-
            vo, condições necessárias para colocar a sociedade numa trajetória de
            crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
            A inovação deste projeto destacou-se pela colaboração das entidades
            parceiras, pois disponibilizaram recursos humanos com know how espe-
            cífico e de equipamentos inexistentes no Agrupamento, que utilizaram
            na implementação das atividades práticas de campo e laboratoriais.
            Desta forma, propiciou-se a disseminação de conhecimento, quer pelos
            alunos, quer pelos docentes, que enriqueceu a prática letiva. Os alunos e
            professores também tiveram a oportunidade de visitar entidades de ca-
            riz industrial e científico, consciencializando-se das exigências do mun-
            do do trabalho.
            Dado que as tecnologias, em geral, e as tecnologias informáticas e da
            comunicação, em particular, são um dos trunfos mais importantes num
            quadro de competitividade global, esta área também foi tida em con-
            ta no projeto. Algumas atividades realizadas tiveram uma componente
            informática/digital, em que a colaboração das parcerias foi crucial, quer
            para a sua concretização, quer para a sua continuidade, após o término
            deste projeto.
            Assim, pode-se concluir que o saldo foi bastante positivo, na medida em
            que potenciou novas aprendizagens no que concerne ao conhecimento
            científico da comunidade escolar, bem como o reforço da prática do en-
            sino experimental que ficou mais enraizada na lecionação das ciências
            experimentais.



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