Page 80 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA GUIMARÃES
ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINS SARMENTO COMUNIDADE E CONHECIMENTO
CIENTÍFICO NA MARTINS
SARMENTO
Áreas científicas principais: Robótica, Arqueologia, Ecologia,
Biologia e Tecnologia.
Parceiros: Sociedade Martins Sarmento, Associação Portugue-
sa para a Inteligência Artificial, Resinorte, SAR – Soluções de au-
tomação e robótica, Associação de Ludotecas do Porto, Centro
Ciência Viva – Curtir Ciência.
Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º, 11.º e 12.º anos
Comunidade envolvida: Alunos, professores, comunidade
educativa
O grande foco do projeto está na capacitação dos nossos alunos em
áreas adequadas aos projetos a desenvolver, através de workshops em
diferentes áreas como, por exemplo, programação e inteligência artifi-
cial, robótica, impressão 3D, técnicas digitais de produção de ilustrações
científicas. Estas constituiram oportunidades únicas para proporcionar
aos nossos alunos contacto e aprendizagens com cientistas de reconhe-
cido mérito em áreas de topo na ciência e na tecnologia.
Neste projeto, foram também previstas visitas de estudo com aulas de
campo em temas das áreas da ecologia e do ambiente, à Central de Tra-
tamento de Resíduos, à Estação de Tratamento de Águas e ao Parque Na-
tural do Litoral Norte de Esposende. Foi também realizada uma visita de
estudo à Sociedade Martins Sarmento (Arqueologia), sob o desígnio do
mesmo patrono, de todos os alunos do 10.º ano de curso profissionais e
das turmas de Línguas e Humanidades dos 10.º, 11.º e 12.º anos.
Este projeto é transversal a várias disciplinas e diferentes projetos já im-
plementados na nossa escola, como no Departamento de Ciências So-
ciais e Humanas, no Plano Nacional de Cinema na ESMS, no Clube de
Robótica e no Projeto Eco-Escola.
A iniciativa proposta tem o seu maior destaque nas “Jornadas Culturais”,
a grande feira de apresentação dos diferentes projetos desenvolvidos
pelas turmas ao longo do ano letivo. Para além dos alunos da escola, a
feira é também visitada por alunos de outras escolas do concelho.
LEGENDAS:
1. Formação, capacitação em produção de conteúdos científicos.
2. Formação, capacitação em produção de conteúdos científicos.
3. Formação, capacitação em programação
4. Formação, capacitação em robótica
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