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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
OUTROS
RÁDIO ALCABIDECHEFM
O Clube Ciência Viva aborda temas sobre o estudo da ciência participar em tudo no que toca
e dá-nos mais conhecimento sobre a ciência a ser desenvolvi- a atividades oferecidas e hoje já
da no planeta Terra, para que tenhamos mais interesse sobre a posso dar a minha contribuição
área da ciência. Eu, enquanto ex-aluno da Escola Ibn Mucana e enquanto parceiro, com ideias,
atual parceiro do clube em representação da Rádio Alcabide- sejam elas pessoais ou profissio-
cheFM, posso continuar a estar ligado à minha antiga escola e nais e até fazer formações.
mostrar a minha disponibilidade para colaborar com os pro-
jetos a serem realizados pelos alunos e professores. Pessoal- Ricardo P. Jorge
mente agrada-me manter contacto com a escola e o clube, Presidente/Titular Fundador
onde estive cinco anos, e onde, como aluno, era conhecido por Rádio AlcabidecheFM
PROJETO EUROPEU OSOS - OPEN SCHOOLS FOR OPEN SOCIETIES
vem a aprendizagem dos alunos fora da sala de aula, com uma
forte ligação à natureza.
A última colaboração aconteceu no âmbito do projeto euro-
peu OSOS – Open Schools for Open Societies, que decorreu
entre os anos letivos 2017-2018 e 2019-2020, e que tinha como
objetivo convidar as escolas de todo o país a desenvolver pro-
jetos que respondessem a problemas reais da comunidade e
que envolvessem essa mesma comunidade na sua resolução,
bem como outras partes interessadas.
A Escola Básica de Santa Marta do Pinhal mostrou estar per-
feitamente alinhada com a metodologia IBSE (Inquiry-Based
Science Education) e PBL (Project-Based Learning), colocando os
alunos no centro do processo de aprendizagem, promoven-
do a sua autonomia e pensamento crítico, mas também a sua
LEGENDAS:
capacidade de trabalho em equipa. Durante o projeto OSOS,
1. Participação de duas alunas na conferência final do projeto educativo europeu OSOS - alunos muito jovens desenvolveram um excelente trabalho, ao
Open School for Open Societies
identificarem um problema no recreio da escola ligado à falta
de biodiversidade e ao envolverem toda a escola, as suas famí-
A colaboração entre a Ciência Viva e a Escola Básica de Santa lias, o poder local e outros parceiros na sua resolução. No final,
Marta do Pinhal tem sido estreitada nos últimos anos, nomea- estes alunos conseguiram ter uma escola com mais biodiversi-
damente no que se refere à partilha de conteúdos científicos, dade, em que agora um charco, diversos canteiros, uma espiral
mas também de metodologias e de estratégias, que promo- de aromáticas e uma horta enriquecem este espaço.
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