Page 349 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 349

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  OUTROS

                  PROGRAMA Z(H)ERO


                  Maria Granel, através do seu Programa Z(h)ero (projeto de   Assim, foram realizadas ações de formação e workshops de redu-
                  educação ambiental), implementou no CED Nossa Senhora     ção de desperdício, assim como de um acompanhamento e mo-
                  da Conceição – Casa Pia de Lisboa, Lisboa, o Programa Escola   nitorização muito próximos do diagnóstico e do plano de ação.
                  Lixo Zero, ao longo do ano letivo 2019/2020, mais concreta-
                  mente, entre setembro de 2019 e março de 2020.            Apesar da pandemia, o impacto do Programa foi inegável. Sem
                                                                            dúvida, o sucesso da iniciativa deve-se ao conjunto de profes-
                  O objetivo deste Programa é tornar a escola um espaço de “im-  sores e alunos (os guardiões) que constituíram a “task force” e o
                  pacto zero”, capaz de gerir adequadamente todos os seus resí-  núcleo duro do Programa. A escola possui um longo histórico
                  duos, através da introdução nas suas práticas e no currículo de   de ações e projetos de proteção ambiental e de ativismo pela
                  conteúdos básicos relacionados com sustentabilidade, trans-  sustentabilidade.
                  formando os alunos e colaboradores em atores de mudança
                  nos seus lares, na comunidade e do mundo.                 O CED Nossa Senhora da Conceição era já um exemplo de boas
                                                                            práticas: horta, compostagem, esforço efetivo de separação de
                  O CED evidenciou desde o primeiro momento enorme vonta-   resíduos, presença de pontos de água no recreio, a reutilização
                  de e determinação para passar do discurso à ação, com a cons-  de materiais escolares, o contributo da arte através de uma ofi-
                  ciência de que contexto atual incentiva essa tomada de deci-  cina de “upcycling”, mobiliário e decoração construídos pelos
                  são, ancorando-a na necessidade premente de transformar as   alunos através de reutilização e recriação de materiais. E algo
                  escolas em escolas de impacto zero.                       valioso: a participação e envolvimento ativo das famílias.

                  Trazer para dentro (e fora) da sala de aula, trazer para a escola o   Muito orgulho nesta equipa do CED Nossa Senhora da Con-
                  uso racional e sustentável dos recursos disponíveis, reduzindo   ceição, Casa Pia de Lisboa, que quer fazer a diferença e ser mu-
                  o desperdício gerado, é, inevitavelmente, desenvolver a espiri-  dança. Só podemos agradecer muito este voto de confiança.
                  tualidade, a consciência de si mesmo e das suas ações, do im-  À Margarida, à Ana e à Carla, muito obrigada pelo desafio e
                  pacto que estas têm nos outros e no mundo.                por nos acolherem tão bem. É uma honra começar com esta
                                                                            escola, com esta comunidade. Muito obrigada!
                                                                            Eunice



                  ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE



                  Âmbito da parceria: Acompanhamento de atividades do       Na cidade é fácil esquecer que, para além
                  projeto “Mãos na Terra” na horta educativa da Escola Básica   do alcatrão e do cimento, há terra, há vida.
                  de Telheiras                                              Este projeto faz questão de nos lembrar
                                                                            disso e de nos alertar para a importância de
                                                                            respeitarmos a natureza e preservarmos a
                                                                            nossa casa comum.
                  Colaborar no projeto “Mãos na Terra” é uma oportunidade para
                  trabalhar com uma escola que aposta na utilização da horta
                  como recurso educativo e em que professores e alunos apren-
                  dem experimentando e cooperando.
                  Ao utilizar estratégias criativas de ensino-aprendizagem apoia-
                  das na metodologia “hands-on”, este projeto permite aprender
                  fazendo (e refazendo), observando e procurando explicações.
                  Aprende-se sem dar por isso.

                  Todos crescemos neste projeto: nós, os professores, os alunos,
                  mas também as alfaces, os rabanetes, as favas e até as minhocas...
                                                                         349
   344   345   346   347   348   349   350   351   352   353   354