Page 347 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 347
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
OUTROS
ASSOCIAÇÃO OFICINA CIÊNCIA VIVA TAVIRA
Ciência no sotavento
No âmbito da parceria com o Clube Ciência Viva na Escola do vés de diversas atividades de educação ambiental e vertentes
Agrupamento de Escolas de Castro Marim, colaboramos na di- educativas de projetos de investigação científica. De destacar
namização de atividades experimentais num formato de edu- o envolvimento de toda a comunidade escolar neste projeto e
cação não formal, que permitiram a exploração de diversos a promoção de atividades que permitiram a aquisição de co-
conteúdos e áreas científicas por parte de todos os alunos do nhecimentos científicos e também aprendizagens de conteú-
agrupamento. Para além das atividades no âmbito das STEAM dos de educação formal.
(Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) foi tam-
bém possível explorar e promover a preservação do meio am-
biente, sustentabilidade, economia circular e cidadania atra-
CIDADE SOCIAL
Cidade Social tem um enorme gosto e orgulho em ser parceiro ONU), na esteira do que é preconizado pe-
do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe nos pro- los mesmos, ou seja: “Para a concretização
jetos que este dinâmico agrupamento tem desenvolvido no da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperati-
âmbito do Clube de Ciência Viva. vo que as empresas integrem estas metas
nas suas tomadas de decisão e que contri-
Esta parceria tem constituído um benefício win-win dado que, buam com o seu poder de inovação para
se por um lado a empresa cumpre parte da sua função social, um futuro mais sustentável e inclusivo”.
por outro lado, o Agrupamento consegue integrar-se na co-
munidade onde está implantado e acrescentar valor aos seus Estamos e continuaremos a estar juntos, essencialmente a
projetos, permitindo de uma forma prática transmitir alguns bem dos alunos que devem ser os principais destinatários da
valores de cooperação aos seus alunos. ação e dos esforços desenvolvidos pela Escola enquanto insti-
tuição e que o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe
Esta parceria consistiu no enriquecimento dos programas, tão bem corporiza. Enquanto empresa implantada na fregue-
através da divulgação das suas atividades e dos materiais pro- sia deste agrupamento é nisso em que acreditamos: na exce-
duzidos pelo Clube de Ciência Viva aquando da realização dos lência da atuação do AERNP, tendo em conta o seu dinamismo
workshops e na colaboração na edição do livro sobre a flora e melhoria contínuos que tantos reflexos positivos tem trazido
da escola, com base nas espécies que foram todas plantadas aos alunos no presente, preparando o seu futuro como cida-
pelos alunos e professores das escolas. dãos ativos, responsáveis e promovendo a prosperidade e o
Enquanto empresa, estamos e estaremos disponíveis para bem-estar de todos, protegendo o ambiente e combatendo as
continuar a acrescentar valor ao agrupamento em geral e ao alterações climáticas (ODS2030).
clube de Ciência Viva em particular, permitindo o enriqueci- Pedro Mortágua Soares
mento da formação dos alunos: os adultos e decisores de ama-
nhã. Alunos com “Educação de Qualidade” (um dos objetivos
do desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 da
347