Page 341 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO

                  LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO MAR (CIEMAR) DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA


                  Âmbito da parceria: O Laboratório de Ciências do Mar (CIE-  temas destas atividades têm sido sobretudo os seguintes: bio-
                  MAR) da Universidade de Évora tem como principal objetivo   logia, ecologia e conservação de algas, invertebrados e peixes
                  a promoção e a execução de atividades científicas, pedagó-  marinhos; biologia, ecologia, conservação e captura (artes e
                  gicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do   gestão da pesca) de peixes marinhos comercializados no Porto
                  ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos,   de Pesca de Sines; projetos de investigação científica do CIE-
                  dando especial atenção à região costeira do Alentejo.     MAR.





                  Há vários anos que diversas atividades de divulgação científica
                  e de educação ambiental têm sido desenvolvidas por investi-
                  gadores deste laboratório com alunos e professores da Escola
                  Secundária Poeta Al Berto. Com vista a estreitar relações como
                  estas de cooperação e intercâmbio, foi em 2019 celebrado um
                  memorando de entendimento entre esta escola e a Universi-
                  dade de Évora.

                  Usando as instalações do CIEMAR ou aproveitando a proximi-
                  dade do litoral alentejano e do Porto de Sines, os principais




                  IPS-ESE - CLUBE CIÊNCIA VIVA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA



                  No âmbito do projeto Clube Ciência Viva, a Escola Secundária   Estava ainda prevista no projeto uma
                  de Palmela e a Escola Superior de Educação do Instituto Poli-  segunda fase de acompanhamento das
                  técnico de Setúbal estabeleceram uma parceria com o objeti-  atividades no Agrupamento, que, devi-
                  vo de a segunda instituição apoiar o projeto da primeira, inter-  do à crise pandémica que atravessamos,
                  vindo na capacitação de professores na área da utilização da   não se veio a concretizar. Para essa fase,
                  robótica educativa e na cedência de material para realização   foram disponibilizados à Escola Secun-
                  do projeto.                                               dária de Palmela, a título de empréstimo, 6 robôs de solo.
                  Assim, foram  programadas 3  Ações  de  Curta  Duração, com   João Vítor Torres
                  duração de três horas cada, para os professores da Escola. As
                  sessões que decorreram nos dias 14 de novembro e 12 de de-
                  zembro de 2019 e ainda 23 de janeiro de 2020 contaram com
                  a presença de 14 professores.

                  O objetivo da formação, que esteve a cargo dos Professores
                  Maria do Rosário Rodrigues e João Torres, foi capacitar os do-
                  centes da Escola Secundária de Palmela para promoverem ati-
                  vidades de robótica educativa, com os seus alunos, que permi-
                  tissem atingir alguns dos objetivos do projeto.

                  O grupo de professores mostrou-se muito motivado e partici-
                  pativo nas atividades propostas durante as 9 horas de forma-
                  ção.



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