Page 341 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 341
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO MAR (CIEMAR) DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Âmbito da parceria: O Laboratório de Ciências do Mar (CIE- temas destas atividades têm sido sobretudo os seguintes: bio-
MAR) da Universidade de Évora tem como principal objetivo logia, ecologia e conservação de algas, invertebrados e peixes
a promoção e a execução de atividades científicas, pedagó- marinhos; biologia, ecologia, conservação e captura (artes e
gicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do gestão da pesca) de peixes marinhos comercializados no Porto
ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, de Pesca de Sines; projetos de investigação científica do CIE-
dando especial atenção à região costeira do Alentejo. MAR.
Há vários anos que diversas atividades de divulgação científica
e de educação ambiental têm sido desenvolvidas por investi-
gadores deste laboratório com alunos e professores da Escola
Secundária Poeta Al Berto. Com vista a estreitar relações como
estas de cooperação e intercâmbio, foi em 2019 celebrado um
memorando de entendimento entre esta escola e a Universi-
dade de Évora.
Usando as instalações do CIEMAR ou aproveitando a proximi-
dade do litoral alentejano e do Porto de Sines, os principais
IPS-ESE - CLUBE CIÊNCIA VIVA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA
No âmbito do projeto Clube Ciência Viva, a Escola Secundária Estava ainda prevista no projeto uma
de Palmela e a Escola Superior de Educação do Instituto Poli- segunda fase de acompanhamento das
técnico de Setúbal estabeleceram uma parceria com o objeti- atividades no Agrupamento, que, devi-
vo de a segunda instituição apoiar o projeto da primeira, inter- do à crise pandémica que atravessamos,
vindo na capacitação de professores na área da utilização da não se veio a concretizar. Para essa fase,
robótica educativa e na cedência de material para realização foram disponibilizados à Escola Secun-
do projeto. dária de Palmela, a título de empréstimo, 6 robôs de solo.
Assim, foram programadas 3 Ações de Curta Duração, com João Vítor Torres
duração de três horas cada, para os professores da Escola. As
sessões que decorreram nos dias 14 de novembro e 12 de de-
zembro de 2019 e ainda 23 de janeiro de 2020 contaram com
a presença de 14 professores.
O objetivo da formação, que esteve a cargo dos Professores
Maria do Rosário Rodrigues e João Torres, foi capacitar os do-
centes da Escola Secundária de Palmela para promoverem ati-
vidades de robótica educativa, com os seus alunos, que permi-
tissem atingir alguns dos objetivos do projeto.
O grupo de professores mostrou-se muito motivado e partici-
pativo nas atividades propostas durante as 9 horas de forma-
ção.
341