Page 348 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 348
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
OUTROS
FLORINEVE
A empresa “Florineve” tem
como um doa seus objeti-
vos contribuir e participar
em projetos da comunida-
de em que se insere, e daí a parceria com a Escola Secundária
Jorge Peixinho. Assim, foi possível dar a conhecer aos jovens
estudantes, técnicas e métodos inovadores, utilizados na pro-
dução de flores, e estabelecer a ligação entre aprendizagens,
feitas em contexto formal e não formal. Os alunos do 11.º ano
do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Jorge
Peixinho vivenciaram todo o ambiente e trabalho numa estu-
fa, desde a disposição e enraizamento de plântulas enrique-
cidas com hormonas, ao seu desenvolvimento em ambiente
devidamente monitorizado e controlado, até à apanha, arma-
zenagem e distribuição. Posteriormente, os alunos já capacita-
dos de todo o processo, puderam simular em ambiente escolar
o funcionamento de uma estufa.
A empresa, com esta parceria, deu-se a conhecer aos jovens,
revelando a ciência envolvida, os métodos e técnicas utiliza-
das, na esperança de despertar o interesse e captar futuros
técnicos, para esta atividade, tão importante na nossa região.
ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA (EMEPC)
A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma (EMEPC) marinha, apoiei a publicação “Cientificamente provável” e fui
foi convidada a apoiar as iniciativas do Clube Ciência Viva na elemento do júri na Feira da Ciência realizada na escola. Estas
Escola Secundária Quinta do Marquês. Em boa hora esta cola- atividades ajudam ainda a EMEPC a atingir um dos seus objeti-
boração ocorreu, pois permitiu acompanhar de perto algumas vos: a divulgação do Mar de Portugal.
iniciativas e perceber que em cenários de aprendizagem ativa
os assuntos abordos são muito bem acolhidos e entendidos Mónica Albuquerque
pelos alunos, que são parte ativa do processo de aprendiza- Bióloga Marinha e Assessora de Biodiversidade na EMEPC
gem. Com a escola realizei uma palestra sobre biodiversidade
348