Page 348 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


            OUTROS

            FLORINEVE


                                                                      A empresa “Florineve” tem
                                                                      como um doa seus objeti-
                                                                      vos  contribuir  e  participar
                                                                      em projetos da comunida-
                                                                      de em que se insere, e daí a parceria com a Escola Secundária
                                                                      Jorge Peixinho. Assim, foi possível dar a conhecer aos jovens
                                                                      estudantes, técnicas e métodos inovadores, utilizados na pro-
                                                                      dução de flores, e estabelecer a ligação entre aprendizagens,
                                                                      feitas em contexto formal e não formal. Os alunos do 11.º ano
                                                                      do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Jorge
                                                                      Peixinho vivenciaram todo o ambiente e trabalho numa estu-
                                                                      fa, desde a disposição e enraizamento de plântulas enrique-
                                                                      cidas com hormonas, ao seu desenvolvimento em ambiente
                                                                      devidamente monitorizado e controlado, até à apanha, arma-
                                                                      zenagem e distribuição. Posteriormente, os alunos já capacita-
                                                                      dos de todo o processo, puderam simular em ambiente escolar
                                                                      o funcionamento de uma estufa.

                                                                      A empresa, com esta parceria, deu-se a conhecer aos jovens,
                                                                      revelando a ciência envolvida, os métodos e técnicas utiliza-
                                                                      das, na esperança de despertar o interesse e captar futuros
                                                                      técnicos, para esta atividade, tão importante na nossa região.




            ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA (EMEPC)



            A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma (EMEPC)   marinha, apoiei a publicação “Cientificamente provável” e fui
            foi convidada a apoiar as iniciativas do Clube Ciência Viva na   elemento do júri na Feira da Ciência realizada na escola. Estas
            Escola Secundária Quinta do Marquês. Em boa hora esta cola-  atividades ajudam ainda a EMEPC a atingir um dos seus objeti-
            boração ocorreu, pois permitiu acompanhar de perto algumas   vos: a divulgação do Mar de Portugal.
            iniciativas e perceber que em cenários de aprendizagem ativa
            os assuntos abordos são muito bem acolhidos e entendidos   Mónica Albuquerque
            pelos alunos, que são parte ativa do processo de aprendiza-  Bióloga Marinha e Assessora de Biodiversidade na EMEPC
            gem. Com a escola realizei uma palestra sobre biodiversidade





















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