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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            OCEAN ALIVE


            A Escola Secundária de Palmela (ESP) foi parceira da Ocean Ali-  aconteceu na EPS, numa palestra presencial com os alunos se-
            ve (OA) na implementação do projeto “O mar dá bom clima”,   guida de perguntas e resposta, que anteviu um envolvimento
            promovido pela Ocean Alive no âmbito do projeto No Planet B   muito ativo e participativo por parte tanto dos alunos como
            – AMI. O MAR DÁ BOM CLIMA decorreu entre Novembro 2018    dos professores desta escola, uma atitude atenta, construtiva e
            e Junho 2020 e teve como objetivo sensibilizar e dar um papel   colaborativa que pautou todo o decorrer do projeto com esta
            ativo às comunidades costeiras em torno da importância do   escola. (4) Após o desenvolvimento de um trabalho de inves-
            oceano no combate às alterações climáticas, nomeadamente   tigação pelos alunos acerca do papel das pradarias marinhas
            através da promoção da cidadania ativa e advocacia para a pro-  no combate às alterações climáticas, a turma participou numa
            teção das pradarias marinhas. Com este projeto criámos um   saída de campo às pradarias marinhas de Tróia acompanha-
            programa de educação para o desenvolvimento sustentável   da por biólogos marinhos e uma pescadora guardiã do mar,
            com um efeito multiplicador a três níveis: 1) líderes da comuni-  tendo tido um contacto experiencial com este habitat, anali-
            dade escolar e piscatória (mulheres pescadoras de referência)   sado a biodiversidade associada e os serviços de ecossistema
            são sensibilizados e formados para 2) alertar e ativar alunos e   que nos presta, e debatido in loco os fatores ambientais que
            pescadores que desenvolvem ações para a proteção das pra-  o afetam e as pressões humanas, o que serviu de mote ao tra-
            darias marinhas do estuário do Sado e 3) envolver stakeholders   balho posterior de cidadania ativa/ação. Nesta fase os alunos
            locais e alavancar a consciência comum na sociedade de que   identificaram uma das pressões que as pradarias marinhas do
            as escolhas locais têm efeitos globais (www.ocean-alive.or-  Sado estão a sofrer, planearam contactar stakeholders e desen-
            g/o-mar-d-bom-clima).                                     volveram uma solução para melhorar o problema. (5) Organi-
                                                                      zaram ainda uma exposição na escola de modo a transmitir à
            Fases do projeto com o envolvimento da ESP:               restante comunidade educativa desta escola as aprendizagens
            1.  Convite à participação no projeto (Maio 2019)         e reflexões obtidas até então. Tendo o ano letivo 2019/2020
            2.  Cursos de formação de professores (Outubro 2019 a Feve-  sido atípico devido ao surgimento da pandemia de Covid19
                reiro 2020)                                           em Março, houve a necessidade de uma adaptação a novas
            3.  Palestra de apresentação do projeto aos alunos (Dezem-  condições, que não impediram a conclusão do projeto com
                bro 2019)                                             sucesso com esta escola. Apesar do contacto com os stakehol-
            4.  Saída de campo às pradarias marinhas de Tróia (Fevereiro   ders não ter podido ser presencial, os alunos mostraram a sua
                                                                      capacidade de procurar soluções e resiliência e colocaram as
                2020)                                                 suas questões por email às entidades que tinham previamente
            5.  Exposição sobre o projeto na escola (Março 2020)      selecionado. (6) No fórum final, que decorreu virtualmente em
            6.  Fórum final do projeto (3 sessões online, 27 Maio a 8 Ju-  3 sessões online síncronas com a participação de ~120 partici-
                nho)                                                  pantes por sessão, incluindo alunos, professores, organizações
                                                                      da sociedade civil, entidades públicas e privadas, mulheres da
            Após o convite endereçado pela OA a professores e direção da   comunidade piscatória e cientistas tiveram oportunidade de
            ESP em Maio 2019 (1), o desafio foi aceite, foram vários os pro-  comunicar as suas impressões e integrar grupos de trabalho
            fessores desta escola que manifestaram interesse em participar   mistos, produzindo um conjunto de recomendações que inte-
            no curso de formação de professores “Serviços ecossistémicos   graram um position paper tornado publico pela OA e entregue
            dos sistemas costeiros” e nas ações de formação na metodo-  em mãos ao Ministro do Ambiente e Ação Climática.
            logia NEPSO, com a frequência das quais a(s) sua(s) turmas de
            alunos passariam a ser elegíveis para participar como atores   Sílvia Tavares
            principais do projeto. Apesar das vagas nestes cursos terem   Bióloga marinha | Responsável pelo programa educativo
            sido rapidamente preenchidas dado o interesse e a abrangên-
            cia do projeto a escolas de Setúbal e Palmela, (2) vários pro-
            fessores da EPS participaram ativamente e concluíram a for-
            mação, tendo sido selecionada uma turma de 3.º ciclo desta
            escola para participar, e envolvidos também alunos do ensino
            secundário. (3) A apresentação do projeto pela OA aos alunos



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