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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
OCEAN ALIVE
A Escola Secundária de Palmela (ESP) foi parceira da Ocean Ali- aconteceu na EPS, numa palestra presencial com os alunos se-
ve (OA) na implementação do projeto “O mar dá bom clima”, guida de perguntas e resposta, que anteviu um envolvimento
promovido pela Ocean Alive no âmbito do projeto No Planet B muito ativo e participativo por parte tanto dos alunos como
– AMI. O MAR DÁ BOM CLIMA decorreu entre Novembro 2018 dos professores desta escola, uma atitude atenta, construtiva e
e Junho 2020 e teve como objetivo sensibilizar e dar um papel colaborativa que pautou todo o decorrer do projeto com esta
ativo às comunidades costeiras em torno da importância do escola. (4) Após o desenvolvimento de um trabalho de inves-
oceano no combate às alterações climáticas, nomeadamente tigação pelos alunos acerca do papel das pradarias marinhas
através da promoção da cidadania ativa e advocacia para a pro- no combate às alterações climáticas, a turma participou numa
teção das pradarias marinhas. Com este projeto criámos um saída de campo às pradarias marinhas de Tróia acompanha-
programa de educação para o desenvolvimento sustentável da por biólogos marinhos e uma pescadora guardiã do mar,
com um efeito multiplicador a três níveis: 1) líderes da comuni- tendo tido um contacto experiencial com este habitat, anali-
dade escolar e piscatória (mulheres pescadoras de referência) sado a biodiversidade associada e os serviços de ecossistema
são sensibilizados e formados para 2) alertar e ativar alunos e que nos presta, e debatido in loco os fatores ambientais que
pescadores que desenvolvem ações para a proteção das pra- o afetam e as pressões humanas, o que serviu de mote ao tra-
darias marinhas do estuário do Sado e 3) envolver stakeholders balho posterior de cidadania ativa/ação. Nesta fase os alunos
locais e alavancar a consciência comum na sociedade de que identificaram uma das pressões que as pradarias marinhas do
as escolhas locais têm efeitos globais (www.ocean-alive.or- Sado estão a sofrer, planearam contactar stakeholders e desen-
g/o-mar-d-bom-clima). volveram uma solução para melhorar o problema. (5) Organi-
zaram ainda uma exposição na escola de modo a transmitir à
Fases do projeto com o envolvimento da ESP: restante comunidade educativa desta escola as aprendizagens
1. Convite à participação no projeto (Maio 2019) e reflexões obtidas até então. Tendo o ano letivo 2019/2020
2. Cursos de formação de professores (Outubro 2019 a Feve- sido atípico devido ao surgimento da pandemia de Covid19
reiro 2020) em Março, houve a necessidade de uma adaptação a novas
3. Palestra de apresentação do projeto aos alunos (Dezem- condições, que não impediram a conclusão do projeto com
bro 2019) sucesso com esta escola. Apesar do contacto com os stakehol-
4. Saída de campo às pradarias marinhas de Tróia (Fevereiro ders não ter podido ser presencial, os alunos mostraram a sua
capacidade de procurar soluções e resiliência e colocaram as
2020) suas questões por email às entidades que tinham previamente
5. Exposição sobre o projeto na escola (Março 2020) selecionado. (6) No fórum final, que decorreu virtualmente em
6. Fórum final do projeto (3 sessões online, 27 Maio a 8 Ju- 3 sessões online síncronas com a participação de ~120 partici-
nho) pantes por sessão, incluindo alunos, professores, organizações
da sociedade civil, entidades públicas e privadas, mulheres da
Após o convite endereçado pela OA a professores e direção da comunidade piscatória e cientistas tiveram oportunidade de
ESP em Maio 2019 (1), o desafio foi aceite, foram vários os pro- comunicar as suas impressões e integrar grupos de trabalho
fessores desta escola que manifestaram interesse em participar mistos, produzindo um conjunto de recomendações que inte-
no curso de formação de professores “Serviços ecossistémicos graram um position paper tornado publico pela OA e entregue
dos sistemas costeiros” e nas ações de formação na metodo- em mãos ao Ministro do Ambiente e Ação Climática.
logia NEPSO, com a frequência das quais a(s) sua(s) turmas de
alunos passariam a ser elegíveis para participar como atores Sílvia Tavares
principais do projeto. Apesar das vagas nestes cursos terem Bióloga marinha | Responsável pelo programa educativo
sido rapidamente preenchidas dado o interesse e a abrangên-
cia do projeto a escolas de Setúbal e Palmela, (2) vários pro-
fessores da EPS participaram ativamente e concluíram a for-
mação, tendo sido selecionada uma turma de 3.º ciclo desta
escola para participar, e envolvidos também alunos do ensino
secundário. (3) A apresentação do projeto pela OA aos alunos
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