Page 335 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 335

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO

                  ITQB NOVA  - INSTITUTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA E BIOLÓGICA ANTÓNIO XAVIER


                  O ITQB NOVA enquanto parceiro do Clube de Ciência Viva da Es-
                  cola Secundária da Quinta do Marquês tem como alicerce a proxi-
                  midade, não só geográfica mas acima de tudo entre os nossos inves-
                  tigadores, os professores e os interesses dos alunos. Um exemplo é o
                  projeto da Ribeira da Lage, que conta com o apoio de investigadores
                  do laboratório de Microbiologia do ITQB NOVA e do programa Ciên-
                  cia+Cidadã para avaliar a qualidade da água e também sensibilizar e
                  criar medidas para a proteção deste ecossistema. Além deste, desde
                  a participação em iniciativas como “À Conversa com...” com cientistas
                  para explorar o método científico, o apoio no projeto “Cientificamen-
                  te Provável” no âmbito do qual uma investigadora do ITQB NOVA irá
                  participar numa publicação da escola, ou a parceria com próxima Fei-
                  ra da Ciência, permitem esta construção sustentada e que reforça a
                  presença da ciência na dinâmica da escola. O dinamismo constante
                  dos alunos e a sua vontade em ter a ciência na sua ação é algo que
                  nos inspira e motiva a continuar a fazer crescer estes projetos.
                  Considero fundamental a interação entre os investigadores e outros
                  atores das diferentes áreas do saber com os alunos do Ensino Básico
                  e Secundário. Esta comunicação permite aos alunos ganhar perspeti-
                  va sobre as diferentes ciências e interagir com alguns dos seus atores   atividade, da mobilidade de Investigadores e Docentes do Instituto,
                  os quais partilham com eles experiências profissionais e de vida que   nas visitas ao agrupamento e da receção e envolvimento de profes-
                  enriquecem a formação dos estudantes, não só como futuros pro-  sores e estudantes do Clube às instalações do instituto, nomeada-
                  fissionais, mas também como cidadãos com capacidade para tomar   mente em iniciativas como dias comemorativos, dias abertos e visi-
                  decisões. Por isso não hesitei em participar nas atividades do Clube   tas pontuais aos laboratórios e serviços.
                  de Ciência Viva da Escola Secundária Quinta do Marquês.
                  Pedro Fevereiro                                           A colaboração do ITQB NOVA com o Clube Ciência Viva Escola Se-
                                                                            cundária Luís de Freitas Branco, do Agrupamento de Escolas de
                  ITQB – Universidade NOVA de Lisboa                        Paço d’Arcos, é acima de tudo a construção sustentada e conjunta
                  A parceria entre o Clube de Ciência Viva da Escola Básica de São   que vai para além da porta da escola e do instituto, e permite um
                  Bruno e o ITQB NOVA tem por base a interdisciplinaridade e o es-  trabalho integrado na comunidade que estimula os valores da ciên-
                  pírito colaborativo na construção de iniciativas que despertem o   cia e a literacia científica. Esta parceria assenta numa relação muito
                  interesse pela ciência, promovam a literacia científica e permitam   próxima entre os estudantes, os professores e os investigadores do
                  que os alunos se tornem agentes de mudança na sua comunidade.   ITQB NOVA nas diversas iniciativas de ambos. Os alunos do CCV abra-
                  A exposição itinerante PlantLabSketching, desenvolvida pelo ITQB   çaram, desde o primeiro momento, o desafio de explorar o proces-
                  NOVA, esteve presente na escola e serviu como base para diversas   so científico e de divulgar a ciência a toda a comunidade educativa.
                  ações com os investigadores que, através das ciências experimentais,   No Dia Aberto do ITQB NOVA em 2019, os estudantes participaram
                  sensibilizaram para a importância da sustentabilidade e das plantas.   como voluntários, lado a lado com os investigadores, e desde en-
                  Esta iniciativa permitiu desenvolver a criatividade fazendo esta liga-  tão têm desenvolvido as várias atividades que aprenderam com os
                  ção interdisciplinar com a área das artes e tornando-se o ponto de   restantes alunos do agrupamento. Esta parceria foi ainda reforçada
                  partida para as diversas iniciativas ao longo do ano. É com entusias-  durante o período de confinamento, decorrente da pandemia CO-
                  mo que vemos esta oportunidade de desenvolver projetos e estar   VID-19, em que, através de sessões online com os investigadores, os
                  lado a lado com o CCV de São Bruno e os seus alunos e professores   alunos tiveram a oportunidade de manter a ligação à ciência que é
                  no crescimento desta iniciativa.                          feita no instituto. Também no Dia do Microrganismo em 2020 se jun-
                                                                            taram às celebrações do ITQB NOVA dinamizando atividades experi-
                  O ITQB Nova estabeleceu com o Clube Ciência Viva AEPA um acordo   mentais de microbiologia junto dos alunos mais novos. Os alunos do
                  de cooperação com vista a apoiar o clube na promoção da ciência   CCV, também eles como verdadeiros cientistas, desenvolveram uma
                  junto dos jovens, através do desenvolvimento de um programa con-  série de experiências com o nosso apoio para a sua Feira de Ciência
                  junto de atividades científicas a serem desenvolvidas no âmbito da   na Semana da Ciência e Tecnologia 2020. Esta relação é indubitavel-
                  Ciência Viva. Este apoio abrange as condições logísticas para a reali-  mente um reforço da importância da proximidade da ciência e dos
                  zação de atividades no âmbito da parceria, nomeadamente através   cientistas nas dinâmicas educativas, que muito nos orgulha enquan-
                  da disponibilização de materiais a determinar antes do início de cada   to parceiros.

                                                                         335
   330   331   332   333   334   335   336   337   338   339   340