Page 337 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
ESERO PORTUGAL - (CIÊNCIA VIVA)
Integrado no projeto Rede de Clubes Ciência Viva na Escola Âmbito da parceria: Participação na edição piloto do con-
testemunhámos o trabalho no agrupamento de Escolas Leal curso nacional CanSat Jr.
da Câmara.
A atividade Materiais espaciais envolve a exploração de um
kit de ciências com o qual os alunos trabalham um tema cien- O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal,
tífico, utilizando como estratégia a metodologia de Inquiry.
organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia
O kit é explorado inicialmente com os alunos do clube de ciên- (ESA). Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de
cias, depois de os alunos terem dominado a atividade, serão eles todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um
a aplicá-la, com o mesmo kit e junto dos colegas mais novos. microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refri-
gerante. Os alunos são também responsáveis pela construção
A atividade Eddigton e o peso da Luz é realizada baseando- do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com
-se na metodologia de inquiry, e tem como objetivo valorizar a sua estação em terra.
as aprendizagens dos alunos, promovendo a autonomia e res-
ponsabilização pela sua aprendizagem e, ao mesmo tempo, No ano letivo de 2019/2020 o ESERO Portugal decidiu lançar
estimular o pensamento crítico e criativo e a sua expressão in- uma edição piloto do CanSat para alunos no 3.º Ciclo – CanSat
dividual e coletiva, possibilitando uma comunicação em ciên- Jr. Apesar de ser uma versão mais simplificada do Cansat, esta
cia com vários níveis de aprendizagem. competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem
experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
Serões Luz e Ciência. Esta atividade é dinamizada por alunos.
Consta duma série de trabalhos experimentais em química e em O Clube Ciência Viva do colégio São Gonçalo (Amarante) acei-
física que os alunos desenvolveram durante os últimos anos. tou o desafio lançado pelo ESERO Portugal e inscreveu uma
equipa na edição piloto do CanSat Jr. No âmbito da participação
Selecionam-se os trabalhos experimentais mais dinâmicos e nesta competição, o Professor Luís Freitas e os alunos do Clu-
que se possam realizar para com um público de forma inte- be Ciência Viva, obtiveram formação e materiais para poderem
rativa (familiares dos alunos, pessoal não docente, docente, construir o seu microssatélite. Foi também pedido à equipa que
alunos do Ensino Nocturno e professores de física e química completasse tarefas para o Júri da competição.
de outras escolas).
De momento, a Equipa composta por 3 alunos está a preparar-se
É uma atividade que que promove a ciência e sobretudo a sua para final da competição que se irá realizar entre o 2.º e o 3.º tri-
divulgação. Permite ao aluno adquirir competências, que de mestre de 2021.
outra forma, não seria possível, como a comunicação. A comu-
nicação em ciência é imprescindível para uma comunidade
culta interessada e ativa.
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