Page 321 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 321

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  AUTARQUIAS

                  CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS - CIÊNCIA ABERTA A OEIRAS


                  A Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola (CCVnE) de Oeiras - de   monitores para o Festival Internacional de Ciência de Oeiras e parti-
                  que fazem parte o Agrupamento de Escolas de São Bruno, o Agrupa-  cipação no Projeto com a artista/cientista Agnes Chavez, em parceria
                  mento de Escolas de Paço de Arcos, o Agrupamento de Escolas de    com uma escola do Novo México. Intercâmbio com uma escola de
                  São Julião da Barra e a Escola Secundária Quinta do Marquês - integra   Moscovo. Na relação entre pares verifica-se uma desmultiplicação
                  e reforça o papel da ciência e da tecnologia no centro das dinâmicas   das atividades conseguindo chegar a mais alunos e assim promover
                  da Educação.                                              uma maior autonomia dos alunos mais “velhos” que adotam uma ati-
                                                                            tude de mentores e, nalguns casos, melhoram a sua autoestima.  Os
                  Ancorado  nos objetivos de desenvolver a interdisciplinaridade, a   monitores/voluntários aprendem fazendo algo que apontam como
                  abertura da escola à comunidade e articulação com institutos cien-  um dos maiores estímulos para a participação no Clube e os mais
                  tíficos e tecnológicos, os vários  CCVnE de Oeiras contam com o   “novos” recebem o testemunho dos seus colegas.
                  apoio do Município de Oeiras através do Programa “Ciência Aberta a
                  Oeiras”, dinamizado pelo Município em parceria com as instituições   O CCV na Escola Secundária Quinta do Marquês desenvolve a par-
                  científicas locais. Nesse âmbito, os quatro CCV têm desenvolvido ati-  ceria com o ITQB NOVA, mantendo como alicerce a proximidade, não
                  vidades em parceria com estas instituições, nomeadamente com o   só geográfica, mas acima de tudo entre os investigadores, os profes-
                  Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Uni-  sores e os interesses dos alunos. Um exemplo é o projeto da Ribeira
                  versidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), o Instituto Gulbenkian de   da Lage, que conta com o apoio de investigadores do laboratório de
                  Ciência (IGC) e o Instituto Superior Técnico (IST).       Microbiologia do ITQB NOVA e do programa Ciência + Cidadã para
                                                                            avaliar a qualidade da água e também sensibilizar e criar medidas
                  Os CCVnE de Oeiras desenvolvem uma ação mobilizadora da cultu-  para a proteção deste ecossistema. Algumas turmas da escola estão
                  ra e conhecimento científico em interação com parceiros e especia-  também a acompanhar o desenvolvimento de um projeto de inves-
                  listas, de acordo com a realidade de cada clube e com o foco em pro-  tigação FCT, relacionado com o COVID-19. Além deste, desde a par-
                  duzir um impacto duradouro e sustentado, implementando variados   ticipação em iniciativas como “À Conversa com...” com cientistas para
                  projetos com o objetivo de potenciar as sinergias e os compromissos   explorar o método científico, o apoio no projeto “Cientificamente
                  de ação com a comunidade científica, os centros de ciência, parques   Provável”, no âmbito do qual uma investigadora do ITQB NOVA irá
                  naturais e jardins, os museus, as bibliotecas, as autarquias, empresas   participar numa publicação da escola, ou a parceria como júri na Fei-
                  e as escolas onde se inserem.                             ra de Ciência, permitem esta construção sustentada e que reforça a
                  A Câmara Municipal de Oeiras apoiou a implementação do CCV na   presença da ciência na dinâmica da escola. O dinamismo constante
                  Escola Secundária Sebastião e Silva (Agrupamento de Escolas de   dos alunos e a sua vontade em ter a ciência na sua ação é algo que
                  São Julião da Barra) dedicado à robótica. Clube com uma equipa mul-  inspira e motiva toda a equipa a continuar a fazer crescer estes proje-
                  tidisciplinar representada por todos os departamentos curriculares,   tos. Também na Feira de Ciência, o Departamento de Educação este-
                  realiza e promove atividades, que envolvem Ciência, Arte, Desporto   ve presente como júri na avaliação dos projetos apresentados pelos
                  e Humanidades, dirigidas a um público que compreende as 5 escolas   alunos do CCVnE.
                  do Agrupamento e aposta num programa forte de Voluntariado. Os   O CCV na Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Agrupamento
                  alunos inscritos no Clube fazem Formação em Robótica, Programa-  de Escolas de Paço de Arcos) tem vindo a desenvolver uma relação
                  ção, Impressão 3D e Eletrónica tornando-se assim voluntários/moni-  muito próxima com os investigadores. Os alunos participaram como
                  tores dos colegas do 1.º Ciclo, nas mais variadas atividades do Clube.   voluntários no Dia Aberto do ITQB NOVA, em 2019, lado a lado com
                  A Sala de Robótica, a funcionar há 2 anos, conta com o apoio da Câ-  os  investigadores,  e  têm  desenvolvido  atividades  como  Feiras  de
                  mara Municipal de Oeiras e é através do programa Oeiras Educa que   Ciências, experiências e demonstrações com os alunos das demais
                  recebe alunos do 1.º Ciclo de diferentes agrupamentos e escolas do   escolas do agrupamento.
                  Concelho de Oeiras. Anualmente a equipa da Robótica tem marcado
                  presença na RoboParty.                                    O CCV na Escola de São Bruno está neste momento a receber a ex-
                                                                            posição itinerante PlantLabSketching e com base neste mote está a
                  O Clube tem dinamizado sessões que permitem aproximar os inves-  desenvolver várias ações, em parceria com os investigadores para
                  tigadores dos estudantes em comemoração de efemérides, semanas   consciencializar para importância das plantas e da sustentabilidade,
                  culturais e temas da Ciência e do Espaço, 500 anos da Viagem de Fer-  através das ciências experimentais. Este projeto tem permitido tam-
                  não de Magalhães, Semana do Espaço, Dia dos Direitos Humanos,   bém fazer uma ponte interdisciplinar para a área das artes.
                  Dia da Mulher – A Mulher na Ciência, Ano Internacional da Tabela
                  Periódica (2019), entre outras. Participa em vários projetos e concur-
                  sos internacionais – Beamline do CERN e AstroPi e Moon Challenge
                  da ESA; Carbon Tree; Ciência + Cidadã. Realização de visitas de estu-
                  do ao CERN, ESA, Cité de L’Espace, Airbus, entre outras. Formação de


                                                                         321
   316   317   318   319   320   321   322   323   324   325   326