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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AUTARQUIAS
CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS - CIÊNCIA ABERTA A OEIRAS
A Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola (CCVnE) de Oeiras - de monitores para o Festival Internacional de Ciência de Oeiras e parti-
que fazem parte o Agrupamento de Escolas de São Bruno, o Agrupa- cipação no Projeto com a artista/cientista Agnes Chavez, em parceria
mento de Escolas de Paço de Arcos, o Agrupamento de Escolas de com uma escola do Novo México. Intercâmbio com uma escola de
São Julião da Barra e a Escola Secundária Quinta do Marquês - integra Moscovo. Na relação entre pares verifica-se uma desmultiplicação
e reforça o papel da ciência e da tecnologia no centro das dinâmicas das atividades conseguindo chegar a mais alunos e assim promover
da Educação. uma maior autonomia dos alunos mais “velhos” que adotam uma ati-
tude de mentores e, nalguns casos, melhoram a sua autoestima. Os
Ancorado nos objetivos de desenvolver a interdisciplinaridade, a monitores/voluntários aprendem fazendo algo que apontam como
abertura da escola à comunidade e articulação com institutos cien- um dos maiores estímulos para a participação no Clube e os mais
tíficos e tecnológicos, os vários CCVnE de Oeiras contam com o “novos” recebem o testemunho dos seus colegas.
apoio do Município de Oeiras através do Programa “Ciência Aberta a
Oeiras”, dinamizado pelo Município em parceria com as instituições O CCV na Escola Secundária Quinta do Marquês desenvolve a par-
científicas locais. Nesse âmbito, os quatro CCV têm desenvolvido ati- ceria com o ITQB NOVA, mantendo como alicerce a proximidade, não
vidades em parceria com estas instituições, nomeadamente com o só geográfica, mas acima de tudo entre os investigadores, os profes-
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Uni- sores e os interesses dos alunos. Um exemplo é o projeto da Ribeira
versidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), o Instituto Gulbenkian de da Lage, que conta com o apoio de investigadores do laboratório de
Ciência (IGC) e o Instituto Superior Técnico (IST). Microbiologia do ITQB NOVA e do programa Ciência + Cidadã para
avaliar a qualidade da água e também sensibilizar e criar medidas
Os CCVnE de Oeiras desenvolvem uma ação mobilizadora da cultu- para a proteção deste ecossistema. Algumas turmas da escola estão
ra e conhecimento científico em interação com parceiros e especia- também a acompanhar o desenvolvimento de um projeto de inves-
listas, de acordo com a realidade de cada clube e com o foco em pro- tigação FCT, relacionado com o COVID-19. Além deste, desde a par-
duzir um impacto duradouro e sustentado, implementando variados ticipação em iniciativas como “À Conversa com...” com cientistas para
projetos com o objetivo de potenciar as sinergias e os compromissos explorar o método científico, o apoio no projeto “Cientificamente
de ação com a comunidade científica, os centros de ciência, parques Provável”, no âmbito do qual uma investigadora do ITQB NOVA irá
naturais e jardins, os museus, as bibliotecas, as autarquias, empresas participar numa publicação da escola, ou a parceria como júri na Fei-
e as escolas onde se inserem. ra de Ciência, permitem esta construção sustentada e que reforça a
A Câmara Municipal de Oeiras apoiou a implementação do CCV na presença da ciência na dinâmica da escola. O dinamismo constante
Escola Secundária Sebastião e Silva (Agrupamento de Escolas de dos alunos e a sua vontade em ter a ciência na sua ação é algo que
São Julião da Barra) dedicado à robótica. Clube com uma equipa mul- inspira e motiva toda a equipa a continuar a fazer crescer estes proje-
tidisciplinar representada por todos os departamentos curriculares, tos. Também na Feira de Ciência, o Departamento de Educação este-
realiza e promove atividades, que envolvem Ciência, Arte, Desporto ve presente como júri na avaliação dos projetos apresentados pelos
e Humanidades, dirigidas a um público que compreende as 5 escolas alunos do CCVnE.
do Agrupamento e aposta num programa forte de Voluntariado. Os O CCV na Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Agrupamento
alunos inscritos no Clube fazem Formação em Robótica, Programa- de Escolas de Paço de Arcos) tem vindo a desenvolver uma relação
ção, Impressão 3D e Eletrónica tornando-se assim voluntários/moni- muito próxima com os investigadores. Os alunos participaram como
tores dos colegas do 1.º Ciclo, nas mais variadas atividades do Clube. voluntários no Dia Aberto do ITQB NOVA, em 2019, lado a lado com
A Sala de Robótica, a funcionar há 2 anos, conta com o apoio da Câ- os investigadores, e têm desenvolvido atividades como Feiras de
mara Municipal de Oeiras e é através do programa Oeiras Educa que Ciências, experiências e demonstrações com os alunos das demais
recebe alunos do 1.º Ciclo de diferentes agrupamentos e escolas do escolas do agrupamento.
Concelho de Oeiras. Anualmente a equipa da Robótica tem marcado
presença na RoboParty. O CCV na Escola de São Bruno está neste momento a receber a ex-
posição itinerante PlantLabSketching e com base neste mote está a
O Clube tem dinamizado sessões que permitem aproximar os inves- desenvolver várias ações, em parceria com os investigadores para
tigadores dos estudantes em comemoração de efemérides, semanas consciencializar para importância das plantas e da sustentabilidade,
culturais e temas da Ciência e do Espaço, 500 anos da Viagem de Fer- através das ciências experimentais. Este projeto tem permitido tam-
não de Magalhães, Semana do Espaço, Dia dos Direitos Humanos, bém fazer uma ponte interdisciplinar para a área das artes.
Dia da Mulher – A Mulher na Ciência, Ano Internacional da Tabela
Periódica (2019), entre outras. Participa em vários projetos e concur-
sos internacionais – Beamline do CERN e AstroPi e Moon Challenge
da ESA; Carbon Tree; Ciência + Cidadã. Realização de visitas de estu-
do ao CERN, ESA, Cité de L’Espace, Airbus, entre outras. Formação de
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