Page 319 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 319
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AUTARQUIAS
CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES
Âmbito da Parceria: Colaboração em atividades ambien-
tais e partilha de recursos e experiências
O Projeto Clube de Ciência Viva na Escola tem demonstrado
uma atividade muito ativa na comunidade escolar, não só no
agrupamento de Cristelo, mas em todos os agrupamentos de
Paredes. O facto de contribuírem com a geração de recursos
científicos e de os partilharem, leva a ciência para fora da es-
cola.
Expusemos o solo, os animais, a biodiversidade, as espécies
invasoras, limpamos ribeiras, criamos recursos, combatemos
invasoras, identificamos espécies com vista à criação de um
transepto, plantamos árvores, construímos um eco trilho, com-
batemos as alterações climáticas e certamente muito mais há a tervenção originou a criação de um artigo para o boletim am-
registar com esta parceria de sucesso. biental de Paredes.
Mais recentemente, demos início ao trabalho de identificação O Projeto impulsiona a própria escola e agrupamento e eleva
de espécies caraterísticas das zonas húmidas, dada a proximi- este projeto para fora, demonstrando que estão a fazer um ex-
dade de uma dessas zonas em relação à escola. Será mais um celente trabalho na dinamização da ciência no município de
recurso fruto desta parceria com o projeto, onde a primeira in- Paredes.
CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO
A Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Ao longo dos anos a escola tem participa-
Príncipe é uma Escola com uma dinâmica muito forte e enrai- do nas inúmeras atividades que o Município
zada na área da educação para a sustentabilidade. promove, com especial enfoque no Concurso
“Uma ideia, um Projeto, uma Ação”. O municí-
A Escola proporciona um ecossistema que envolve ativamente pio tem vindo a apoiar regularmente os pro-
os alunos em dinâmicas participativas, que desenvolvem nes- jetos apresentados, na área da Educação para
tes, competências como o trabalho em equipa, a autonomia, a a Sustentabilidade, pela dinâmica, profissionalismo, participa-
resiliência, o sentido de pertença comunitária, o respeito pelo ção ativa e envolvimento que proporcionam à comunidade.
próximo, mas, principalmente, a preocupação com o meio am-
biental.
A Equipa de docentes responsável pela execução dos projetos
escolares é dinâmica, exigente e executa um trabalho colabo-
rativo com toda a comunidade educativa, sem precedentes,
envolvendo alunos, pais, docentes, técnicos, tecido empresa-
rial local e de mais entidades pertencentes à comunidade en-
volvente.
319