Page 319 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 319

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  AUTARQUIAS

                  CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES


                  Âmbito da Parceria: Colaboração em atividades ambien-
                  tais e partilha de recursos e experiências




                  O Projeto Clube de Ciência Viva na Escola tem demonstrado
                  uma atividade muito ativa na comunidade escolar, não só no
                  agrupamento de Cristelo, mas em todos os agrupamentos de
                  Paredes. O facto de contribuírem com a geração de recursos
                  científicos e de os partilharem, leva a ciência para fora da es-
                  cola.
                  Expusemos o solo, os animais, a biodiversidade, as espécies
                  invasoras, limpamos ribeiras, criamos recursos, combatemos
                  invasoras, identificamos espécies com vista à criação de um
                  transepto, plantamos árvores, construímos um eco trilho, com-
                  batemos as alterações climáticas e certamente muito mais há a   tervenção originou a criação de um artigo para o boletim am-
                  registar com esta parceria de sucesso.                    biental de Paredes.
                  Mais recentemente, demos início ao trabalho de identificação   O Projeto impulsiona a própria escola e agrupamento e eleva
                  de espécies caraterísticas das zonas húmidas, dada a proximi-  este projeto para fora, demonstrando que estão a fazer um ex-
                  dade de uma dessas zonas em relação à escola. Será mais um   celente trabalho na dinamização da ciência no município de
                  recurso fruto desta parceria com o projeto, onde a primeira in-  Paredes.




                  CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO



                  A Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do    Ao longo dos anos a escola tem participa-
                  Príncipe é uma Escola com uma dinâmica muito forte e enrai-  do nas inúmeras atividades que o Município
                  zada na área da educação para a sustentabilidade.         promove, com especial enfoque no Concurso
                                                                            “Uma ideia, um Projeto, uma Ação”. O municí-
                  A Escola proporciona um ecossistema que envolve ativamente   pio tem vindo a apoiar regularmente os pro-
                  os alunos em dinâmicas participativas, que desenvolvem nes-  jetos apresentados, na área da Educação para
                  tes, competências como o trabalho em equipa, a autonomia, a   a Sustentabilidade, pela dinâmica, profissionalismo, participa-
                  resiliência, o sentido de pertença comunitária, o respeito pelo   ção ativa e envolvimento que proporcionam à comunidade.
                  próximo, mas, principalmente, a preocupação com o meio am-
                  biental.

                  A Equipa de docentes responsável pela execução dos projetos
                  escolares é dinâmica, exigente e executa um trabalho colabo-
                  rativo com toda a comunidade educativa, sem precedentes,
                  envolvendo alunos, pais, docentes, técnicos, tecido empresa-
                  rial local e de mais entidades pertencentes à comunidade en-
                  volvente.






                                                                         319
   314   315   316   317   318   319   320   321   322   323   324