Page 317 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 317
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AUTARQUIAS
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL
A Educação em Ciência é fundamental na atual sociedade.
Ela é a base da literacia científica, a qual permite ao cidadão
compreender as notícias veiculadas pelos media, tomar deci-
sões adequadas e expressar opiniões informadas em assuntos
relacionados com a Ciência. As sociedades modernas, livres e
democráticas, progridem com base no desenvolvimento das
tecnologias e da ciência. Assim, a educação científica é uma
necessidade central da sociedade contemporânea.
De acordo com estes pressupostos, a Câmara Municipal parti-
cipa no desenvolvimento do projeto S. Pedro do Sul - um La-
boratório Vivo, pois acredita na importância de a comunidade
educativa conhecer o bioma onde vive e a imensa biodiversi-
dade existente no nosso concelho.
Desta forma, o Município disponibilizou os recursos humanos
e logísticos necessários à prossecução dos objetivos definidos
no projeto.
CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR ATRAVÉS DO SEU LABORATÓRIO DO CONHECIMENTO
Âmbito: Realização de atividades experimentais no Labo- Localizado no Centro de Artes e Ofícios António Feliciano Jú-
ratório do Conhecimento do Município de Rio Maior nior, antiga Escola Comercial de Rio Maior, o Laboratório do
Conhecimento dispõe de uma sala equipada com quadros in-
terativos, microscópios digitais, maletas didáticas dedicadas a
vários temas e promovendo todo um conjunto de atividades
“Os estabelecimentos escolares do Concelho de Rio Maior já de experimentação para os mais jovens como, por exemplo,
têm à sua disposição o “Laboratório do Conhecimento”, uma simular a atividade de um vulcão com recurso a produtos que
estrutura que pretende proporcionar aos mais jovens um con- encontramos com facilidade nas nossas casas.
tato mais próximo com conhecimento científico, tecnológico,
cidadania, empreendedorismo, criatividade, arte e expressões, Os alunos do Clube Ciência Viva participaram ativamente nas
promovendo a literacia digital e competências nestes domí- nossas atividades e pensamos que para eles foram uma gran-
nios. de mais valia na sua aproximação à Ciência.”
317