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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ
Localização do CCV: Estremoz
Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas de Cuba, Agru-
pamento de Escolas de Estremoz, Agrupamento de Escolas
de Ponde de Sor, Agrupamento de Escolas do Bonfim, Escola
Secundária de São Lourenço, Agrupamento de Escolas do Fun-
dão, Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, Agrupa-
mento de Escolas de Santiago do Cacém
Áreas científicas abordadas na parceria: Biologia; Geologia;
Física; Química e Astronomia
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
sico e Ensino Secundário
Elementos da Comunidade Educativa: Alunos, Professores,
Pais e Auxiliares de Ação Educativa
O Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE) estabeleceu protocolos de
parceria com uma rede de escolas que ultrapassa largamente a sua área
de influência geográfica, desde o Baixo Alentejo à Região Norte, pas-
sando pelas Beiras. Estas parcerias visam contribuir para a aproximação
das comunidades escolar e científica em particular pela ligação que tem
à Escola de Ciência e Tecnologia e ao Instituto de Ciências da Terra da
Universidade de Évora e contribuir para a literacia científica das nossas
crianças e jovens, dotando-os da capacidade de tomar de decisões, le-
vantar de questões e chegar a conclusões fundamentadas no conheci-
mento científico.
Os protocolos de colaboração permitiram disponibilização das insta-
lações e equipamentos para complemento às atividades práticas e la-
boratoriais realizadas na escola, formação de docentes, realização de
workshops para alunos e ações de capacitação para professores.
O CCVE desde sempre procura colaborar com os órgãos de gestão das
escolas, professores, pais e alunos na preparação e dinamização de ati-
vidades científicas que vão de encontro às expectativas e necessidades
das diferentes comunidades escolares, cada uma com as suas próprias
especificidades. O Projeto Clubes Ciência Viva na Escola veio reforçar
essa cooperação, permitindo que ao longo do tempo os projetos iniciais
pudessem ser reformulados de acordo com essas especificidades.
A diversidade de temáticas abordadas e atividades desenvolvidas, bem
como as diferentes metodologias usadas constituíram um complemen-
to às atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula. LEGENDAS:
Agora que estamos a chegar ao final de um ciclo, o balanço geral é muito
positivo o que nos leva a acreditar que este será um projeto que terá 1. Workshop “As rochas não são todas iguais; mas têm semelhanças” Agrupamento de
Escolas de Estremoz
continuidade no futuro! 2. Workshop “Ver a Terra com a Química; da tabela periódica aos minerais e à idade da
Terra” Agrupamento de Escolas do Fundão
3. Conferência “Do Ciclo das Rochas à Tectónica de Placas” Agrupamento de Escolas do
Bonfim
4. Visita à exposição “Terra; um planeta dinâmico” Agrupamento de Escolas de Cuba
5. Ação de capacitação para professores “Stellarium; um software de simulação da esfera
celeste” Agrupamento de escolas de São Lourenço
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