Page 293 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 293
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE LAGOS
Localização do CCV: Lagos
Escolas parceiras: Escola EB 2,3 Damião de Odemira; Escola
Secundária Gil Eanes, Lagos; Escola Secundária Júlio Dantas,
Lagos; EB 2,3 João da Rosa, Olhão; Escola Secundária Poeta An-
tónio Aleixo, Portimão
Áreas científicas abordadas na parceria: Da Robótica, à Geo-
logia Urbana, da Eletrónica do Arduino
Níveis/Anos de Escolaridade: 8.º; 10.º; 11.º anos de escolaridade
Magister dixit, dizia-se outrora para calar ideias inovadoras ou quando se
questionavam os cânones.
Recusar esta frase, o Mestre disse, foi o que o Centro Ciência Viva de La-
gos (CCVL) adoptou nas parcerias com os Clubes Ciência Viva.
Porquê?
Porque na base destas colaborações esteve sempre o espírito da desco-
berta conjunta, da procura de soluções para problemas reais, da visita
acompanhada a lugares, demonstração de processos e métodos. Esta
abordagem é a que o CCVL há muito emprega nas suas Oficinas, escola-
res ou com outros públicos, o da descoberta por projetos e tarefas.
O CCVL desenvolveu as parcerias com os vários Clubes Ciências tendo
por base os princípios, de que o CCVL seria:
• um facilitador na partilha de ferramentas, físicas e intelectuais, para a
descoberta conjunta de soluções para problemas reais;
• de que seria um capacitador dos alunos dos Clubes para eles próprios
poderem ser os disseminadores das práticas de descoberta dos fenó-
menos e métodos para alunos de outros anos e/ou áreas de forma-
ção;
• o produtor de kits científicos e tecnológicos que pudessem ficar nos
Clubes e permitir a disseminação das práticas referidas no ponto an-
terior.
Houve, desde o início, um grande envolvimento da equipa do CCVL que
preparou previamente as sessões de trabalho, desenvolveu e produziu
os kits que ficariam nas Escolas. Este trabalho preparatório feito à medi-
da concedeu a cada Clube Ciência Viva sessões únicas, em que os alunos
e a equipa tinham projetos e tarefas específicas a cumprir. A equipa do
CCVL, nas deslocações que fez às Escolas, bem como nas sessões no seu
Laboratório Maker, sempre constatou esta adesão por parte dos alunos –
as sessões tinham sido preparadas para serem ferramentas dos projetos LEGENDAS:
de cada Clube Ciência Viva. Da Robótica, à Geologia Urbana, da eletróni-
ca do Arduino ao espírito Maker e Tinker, passando pela Biodiversidade 1. Alunos da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos) reconstroem brinquedos na Formação
e os Microplásticos, as sessões, por serem de trabalho e capacitação em “Dissecar Brinquedos”
conjunto, nunca decorreram em ambiente Magister dixit. 2. A Geologia Urbana de Lagos com o Clube Ciência Viva da Escola Poeta António Aleixo
(Portimão).
3. Exemplo de kit de materiais utilizados nas Oficinas e doados às Escolas – Kit de Robóti-
ca.
4. Alunos da Escola Secundária Gil Eanes (Lagos) na Oficina Maker do CCVL exploram o
Arduino.
5. Oficina de Robótica na Escola Básica 2,3 Damião de Odemira, Odemira.
293