Page 289 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 289

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  CENTRO CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA – PARQUE DE ASTRONOMIA


                  Localização do CCV: Alto de Sta Bárbara - Via Galileu Galilei,
                  817, 2250 – 100 Constância
                  Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes,
                  Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde (Castanheira do
                  Ribatejo), Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Alca-
                  nede), Agrupamento de Escolas de Constância
                  Áreas científicas abordadas na parceria: Astronomia, Física,
                  Robótica, Educação Ambiental
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os Anos do Ensino Básico.
                  Elementos da Comunidade Educativa: Professores, Alunos e
                  Familiares





                  O Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) é um espaço com 40 000m   2
                  com equipamentos ao ar livre e espaços cobertos que abrigam 2 labora-
                  tórios, um de holografia outro de heliofísica, 6 abrigos de telescópios de
                  configurações diversas, um planetário, um avião a jacto T33 integrado na
                  exposição “Física do Vôo”, um anfiteatro com 250 lugares, um lago com
                  “contentor de memórias” e, bem como equipamentos que facilitam ativi-
                  dades ligadas à preservação de ecossistemas e um Parque de Apoio com
                  capacidades de acampamento e acolhimentos em camarata. Recebe
                  participantes em atividades acordadas com docentes que programam
                  as visitas e realiza workshops, palestras e observações astronómicas em
                  Escolas, espaços públicos e instituições culturais.
                  No âmbito do Projeto “Clubes Ciência Viva nas Escolas” – considerando
                  muito positivos os objetivos - acolheu todas as propostas iniciais de par-
                  ceria, embora muitas delas não se tenham concretizado, quer por rede-
                  finições geográficas das potenciais parcerias quer porque a pandemia
                  COVID19 interrompeu o percurso natural de docentes que, pela primeira
                  vez, se preparavam para iniciar a árdua tarefa de gerir e dinamizar um
                  clube de ciência.
                  Naturalmente, as atividades iniciaram-se primeiramente nas Escolas em
                  que os/as docentes envolvidos tinham já experiência em Projetos seme-
                  lhantes e entusiasmo para, com facilidade, mover inércias Certamente
                  por isso, foram promovidas iniciativas nos dois agrupamentos indicados
                  nas primeira e segunda posição, ainda antes de surgirem as dificulda-
                  des impostas pela pandemia, circunstância claramente identificável nas
                  fotos (Fig. 2 e 3) em que os participantes se encontram em grupos com-
                  pactos e não usam máscaras. Era, na verdade, contagiante para os me-
                  diadores de ciência do CCVC, a vivacidade na discussão de detalhes dos
                  temas abordados, fosse na iniciação à programação e à robótica, fosse
                  na abordagem de um tema astronómico e a sua relação com matérias
                  curriculares. Muito interessante também foi – como se esperava - a par-  LEGENDAS:
                  ticipação conjunta de professores, alunos e familiares em palestras e ses-
                  sões de observação astronómica.                              1. Vista do Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
                                                                               2. Palestra sobre Astronomia
                  Confirmou-se a convicção de que as parcerias ensaiadas resultarão em   3. Iniciação à robótica
                  influências fundamentais para a motivação dos alunos e proporcionarão   4. Observações astronómicas com reduzido número de participantes
                  visões aproveitáveis para os docentes na implementação de estratégias   5. Visionamento de imagens sem contacto com os equipamentos
                  de abordagem de matérias curriculares.



                                                                         289
   284   285   286   287   288   289   290   291   292   293   294