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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTRO CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA – PARQUE DE ASTRONOMIA
Localização do CCV: Alto de Sta Bárbara - Via Galileu Galilei,
817, 2250 – 100 Constância
Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes,
Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde (Castanheira do
Ribatejo), Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Alca-
nede), Agrupamento de Escolas de Constância
Áreas científicas abordadas na parceria: Astronomia, Física,
Robótica, Educação Ambiental
Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os Anos do Ensino Básico.
Elementos da Comunidade Educativa: Professores, Alunos e
Familiares
O Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) é um espaço com 40 000m 2
com equipamentos ao ar livre e espaços cobertos que abrigam 2 labora-
tórios, um de holografia outro de heliofísica, 6 abrigos de telescópios de
configurações diversas, um planetário, um avião a jacto T33 integrado na
exposição “Física do Vôo”, um anfiteatro com 250 lugares, um lago com
“contentor de memórias” e, bem como equipamentos que facilitam ativi-
dades ligadas à preservação de ecossistemas e um Parque de Apoio com
capacidades de acampamento e acolhimentos em camarata. Recebe
participantes em atividades acordadas com docentes que programam
as visitas e realiza workshops, palestras e observações astronómicas em
Escolas, espaços públicos e instituições culturais.
No âmbito do Projeto “Clubes Ciência Viva nas Escolas” – considerando
muito positivos os objetivos - acolheu todas as propostas iniciais de par-
ceria, embora muitas delas não se tenham concretizado, quer por rede-
finições geográficas das potenciais parcerias quer porque a pandemia
COVID19 interrompeu o percurso natural de docentes que, pela primeira
vez, se preparavam para iniciar a árdua tarefa de gerir e dinamizar um
clube de ciência.
Naturalmente, as atividades iniciaram-se primeiramente nas Escolas em
que os/as docentes envolvidos tinham já experiência em Projetos seme-
lhantes e entusiasmo para, com facilidade, mover inércias Certamente
por isso, foram promovidas iniciativas nos dois agrupamentos indicados
nas primeira e segunda posição, ainda antes de surgirem as dificulda-
des impostas pela pandemia, circunstância claramente identificável nas
fotos (Fig. 2 e 3) em que os participantes se encontram em grupos com-
pactos e não usam máscaras. Era, na verdade, contagiante para os me-
diadores de ciência do CCVC, a vivacidade na discussão de detalhes dos
temas abordados, fosse na iniciação à programação e à robótica, fosse
na abordagem de um tema astronómico e a sua relação com matérias
curriculares. Muito interessante também foi – como se esperava - a par- LEGENDAS:
ticipação conjunta de professores, alunos e familiares em palestras e ses-
sões de observação astronómica. 1. Vista do Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
2. Palestra sobre Astronomia
Confirmou-se a convicção de que as parcerias ensaiadas resultarão em 3. Iniciação à robótica
influências fundamentais para a motivação dos alunos e proporcionarão 4. Observações astronómicas com reduzido número de participantes
visões aproveitáveis para os docentes na implementação de estratégias 5. Visionamento de imagens sem contacto com os equipamentos
de abordagem de matérias curriculares.
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