Page 294 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTRO CIÊNCIA VIVA DO LOUSAL
Localização do CCV: Aldeia Mineira do Lousal, Grândola,
Setúbal EXPLORAR CIÊNCIA EXTRAIR
Escolas parceiras: Escola Secundária Manuel da Fonseca, San- CONHECIMENTO
tiago do Cacém, Escola Secundária Padre António Macedo,
Santiago do Cacém, Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines,
Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho, Almodôvar,
Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba, Escola Secundária Dio-
go de Gouveia, Beja, Colégio de Nossa Senhora da Graça, Vila
Nova de Milfontes, Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo,
Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
Áreas científicas abordadas na parceria: Botânica; Geologia;
Mineralogia; Ecologia; Química; Física; Zoologia; Biologia
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo,
2.º Ciclo, 3.º Ciclos e Ensino Secundário
Elementos da Comunidade Educativa: Professores e Alunos
Os Clubes Ciência Viva na Escola vieram reforçar as parcerias e a dinâmi-
ca já existente entre as Escolas e o Centro Ciência Viva do Lousal – Mina
de Ciência. Este programa permite incrementar a capacitação de profes-
sores e alunos para as aprendizagens essenciais dos curricula e promo-
ver a literacia científica. As diferentes propostas e materiais, produzidos
pela Mina de Ciência, visam ilustrar, de uma forma didática, o trabalho
dos cientistas e desenvolver competências no domínio da ciência e tec-
nologia. Algumas das atividades foram especialmente pensadas para
permitir uma disseminação vertical dos conhecimentos adquiridos, em
contexto prático, procurando chegar a toda a comunidade escolar.
Um exemplo daquilo que pode ser feito com os mais jovens é um con-
junto de atividades prático-experimentais, destinadas a alunos de Pré-
-Escolar, 1.º e 2.º ciclos, onde exploram conteúdos relacionados com
fatores que provocam a extinção de espécies, a formação de fósseis e
o estudo de animais extintos, a ocupação antrópica e o seu efeito nos
ecossistemas.
Uma atividade de capacitação de professores e alunos, para níveis de
ensino mais avançado, é o nosso workshop “A Ciência dos Dioramas”.
Os dioramas são modos de apresentação artística, tridimensional, que
permitem exibir uma determinada realidade. Estes modelos constituem
importantes ferramentas que podem ser utilizadas para explicar diver-
sos conteúdos científicos de uma forma clara, integrada e que facilitam
a interpretação. Num destes workshops está previsto a simulação de um LEGENDAS:
processo de remediação de drenagem de águas ácidas, resultantes da 1. “Underground” – uma visita ao Interior Mina do Lousal, atravessando a Galeria Mineira
atividade mineira, em Portugal. Waldemar.
A ida de cientistas à escola é um outro tipo de atividade com enorme su- 2. O Cientista vai à Escola e fazem-se viagens à velocidade da luz, até onde a imaginação
alcança.
cesso. É o caso da apresentação dos jogos “Ciência on the Rocks” e “Quem 3. Atividades experimentais desenvolvidas em pequenos grupos – Física para todos.
tem olho para os minerais”, dedicados à petrologia e à mineralogia, respe- 4. O esplendor da botânica capta a dedicação e máxima concentração do jovem futuro
tivamente. Depois da explicação, as turmas são divididas em duas equi- cientista.
pas para jogar o “Dominó dos Minerais”, onde aplicam os conhecimentos 5. Jogos didáticos – “Ciência Viva on the Rocks”.
adquiridos.
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