Page 287 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 287

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  CENTRO CIÊNCIA VIVA DE BRAGANÇA


                  Localização do CCV: Rua do Beato Nicolao Dinis,           CLUBES CIÊNCIA VIVA PARA A
                  5300-130 Bragança                                         PROGRESSÃO E VALORIZAÇÃO
                  Escolas parceiras:  Agrupamento  de  Escolas  de  Miranda  do   DA REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES
                  Douro, Agrupamento de Escolas Miguel  Torga (Bragança),
                  Agrupamento de Escola Emídio Garcia (Bragança)
                  Áreas científicas abordadas na parceria: Química e Biologia
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ao 12.º anos
                  Elementos da Comunidade Educativa: Professores Carla Mar-
                  tins (Miranda do Douro), Cristina Falcão e Olga Nunes (Miguel
                  Torga) e Paula Minhoto (Emídio Garcia)





                  O Centro Ciência Viva de Bragança é atualmente reconhecido como um
                  canal excecional para comunicar temas de atualidade e institui-se como
                  um equipamento ideal para envolver os alunos e os cidadãos do século
                  XXI na democratização do conhecimento e na promoção de alterações
                  favoráveis do seu comportamento face a questões de extrema pertinên-
                  cia, como é exemplo o combate ao insucesso escolar, a inclusão, a sus-
                  tentabilidade energética e a preservação do meio ambiente. Inseridos
                  na região de Trás-os-Montes, com uma densidade demográfica acen-
                  tuadamente reduzida e localizado numa região maioritariamente rural,
                  o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) constitui-se, assim, através da
                  implementação de projetos próprios e, em particular, nas parcerias es-
                  tabelecidas com os Clubes Ciência Viva dos Agrupamentos de Escolas
                  mencionados, como uma entidade fundamental, para a progressão e
                  valorização da região.
                  Agrupamentos e CCVB permitem contrariar o sentimento de isolamen-
                  to, promovendo o sucesso escolar e educacional. O contexto não-formal
                  do ensino das Ciências, âmbito maioritário de atuação do CCVB, tem ca-
                  racterísticas interessantes para potenciar e transformar a aprendizagem,
                  através da implementação de um conjunto de ações práticas, científicas
                  e tecnológicas. O CCVB destaca a importância dos Clubes no Ensino Ex-
                  perimental das Ciências enquanto elemento motivador entre os jovens,
                  que lhes permite ver as Ciências de forma integradora e interdisciplinar,
                  tão presente na sua própria realidade quotidiana. Os Clubes, em conjun-
                  to com o CCVB, estimulam uma postura participativa e questionadora
                  dos alunos perante o conhecimento, a compreensão e a exploração da
                  realidade, assumindo um papel central na sua própria aprendizagem e
                  tirando partido das suas experiências prévias.






                     LEGENDAS:

                     1. Clube Miguel Torga Bragança em visita ao CCVB
                     2. Clube Miguel Torga Bragança
                     3. Clube Miranda do Douro





                                                                         287
   282   283   284   285   286   287   288   289   290   291   292