Page 287 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 287
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CENTRO CIÊNCIA VIVA DE BRAGANÇA
Localização do CCV: Rua do Beato Nicolao Dinis, CLUBES CIÊNCIA VIVA PARA A
5300-130 Bragança PROGRESSÃO E VALORIZAÇÃO
Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas de Miranda do DA REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES
Douro, Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Bragança),
Agrupamento de Escola Emídio Garcia (Bragança)
Áreas científicas abordadas na parceria: Química e Biologia
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ao 12.º anos
Elementos da Comunidade Educativa: Professores Carla Mar-
tins (Miranda do Douro), Cristina Falcão e Olga Nunes (Miguel
Torga) e Paula Minhoto (Emídio Garcia)
O Centro Ciência Viva de Bragança é atualmente reconhecido como um
canal excecional para comunicar temas de atualidade e institui-se como
um equipamento ideal para envolver os alunos e os cidadãos do século
XXI na democratização do conhecimento e na promoção de alterações
favoráveis do seu comportamento face a questões de extrema pertinên-
cia, como é exemplo o combate ao insucesso escolar, a inclusão, a sus-
tentabilidade energética e a preservação do meio ambiente. Inseridos
na região de Trás-os-Montes, com uma densidade demográfica acen-
tuadamente reduzida e localizado numa região maioritariamente rural,
o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) constitui-se, assim, através da
implementação de projetos próprios e, em particular, nas parcerias es-
tabelecidas com os Clubes Ciência Viva dos Agrupamentos de Escolas
mencionados, como uma entidade fundamental, para a progressão e
valorização da região.
Agrupamentos e CCVB permitem contrariar o sentimento de isolamen-
to, promovendo o sucesso escolar e educacional. O contexto não-formal
do ensino das Ciências, âmbito maioritário de atuação do CCVB, tem ca-
racterísticas interessantes para potenciar e transformar a aprendizagem,
através da implementação de um conjunto de ações práticas, científicas
e tecnológicas. O CCVB destaca a importância dos Clubes no Ensino Ex-
perimental das Ciências enquanto elemento motivador entre os jovens,
que lhes permite ver as Ciências de forma integradora e interdisciplinar,
tão presente na sua própria realidade quotidiana. Os Clubes, em conjun-
to com o CCVB, estimulam uma postura participativa e questionadora
dos alunos perante o conhecimento, a compreensão e a exploração da
realidade, assumindo um papel central na sua própria aprendizagem e
tirando partido das suas experiências prévias.
LEGENDAS:
1. Clube Miguel Torga Bragança em visita ao CCVB
2. Clube Miguel Torga Bragança
3. Clube Miranda do Douro
287