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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
FÁBRICA CENTRO CIÊNCIA VIVA DE AVEIRO
Localização do CCV: Aveiro
Escolas parceiras: Escola Secundária Marques Castilho (Águe-
da), Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, Agrupamento de
Escolas Amadora Oeste, Agrupamento de Escolas de Aveiro,
Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Aveiro), Agru-
pamento de Escolas de Castro Daire, Agrupamento de Escolas
de Condeixa, Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), Agru-
pamento de Escolas de Esmoriz, Agrupamento de Escolas do
Fundão, Agrupamento de Escolas Gafanha da Nazaré, Escola
Secundária de Gondomar n.º 1, Agrupamento de Escolas Gil
Eanes (Lagos), Agrupamento de Escolas de Manteigas, Agru-
pamento de Escolas de Sande (Marco de Canavezes), Agru-
pamento de Escolas de Moimenta da Beira, Agrupamento de
Escolas de Loureiro (Oliveira de Azeméis), Escola Profissional
de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, Escola Secundária de
Paços de Ferreira, Escola Secundária Antero de Quental (Ponta
Delgada - Açores), Escola Secundária S. Lourenço (Portalegre),
Agrupamento de Escolas Santa Bárbara (Porto), Agrupamento
de Escolas Oliveira Júnior (S. João da Madeira), Agrupamento
de Escolas de S. Pedro do Sul, Agrupamento de Escolas de San-
ta Comba Dão, Agrupamento de Escolas de Seia, Agrupamento
de Escolas Sever de Vouga, Agrupamento de Escolas de Tábua,
Escola Secundária de Tondela, EPADRV - Escola Profissional de
Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Agrupamento
de Escolas D. Pedro IV (Vila do Conde), Agrupamento de Escolas
de Júlio Dinis – Grijó (Vila Nova de Gaia), Agrupamento de Es-
colas Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia), Escola Secundária São
Pedro (Vila Real), Escola Secundária de Emídio Navarro (Viseu)
Áreas científicas abordadas na parceria: Física, Química, Bio- LEGENDAS:
logia, Geologia, Matemática, Programação, Robótica, Hologra-
fia, Tecnologia, Estudo do Meio, Leitura, STEAM 1. Show de Química no Coliseu de Ponta Delgada
2. Workshop Aprendizagem das STEAM no Agrupamento de Escolas N.º1 de Gondomar
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá- 3. Show de Física no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
sico e Ensino Secundário
Elementos da Comunidade Educativa: Estudantes e Professores
coadjuvar o processo formativo dos alunos, de forma a promover o su-
cesso escolar, e para capacitar os professores para a utilização de Am-
bientes Educativos Inovadores e o desenvolvimento de metodologias
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV) resulta de uma parceria STEAM.
entre a Ciência Viva e a Universidade de Aveiro (UA) e é uma Unidade Podemos concluir que as iniciativas implementadas promoveram uma
Executiva da UA, que atua como elemento integrador para a promoção Escola mais inclusiva e uma forte ligação à comunidade local, na medida
da cultura científica e tecnológica, fazendo de ponte entre a comunida- em que foram envolvidas empresas, Associações de Pais, Autarquias e
de científica e a sociedade. A Fábrica tem uma abrangência nacional, outras entidades locais. A riqueza das parcerias e os temas que os vários
baseada num programa itinerante dedicado à Educação das Ciências Clubes CV pretenderam explorar, desafiaram a Fábrica a desenvolver um
e à Aprendizagem das STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e elevado número de atividades, para implementar nas Escolas. Estas ati-
matemática). vidades foram organizadas nas seguintes tipologias: shows de ciência,
Os Clubes Ciência Viva (Clubes CV) nas Escolas potenciaram inúmeras histórias com ciência, oficinas laboratoriais, workshops sobre as STEAM e
oportunidades de interação com a comunidade escolar e permitiram palestras com demonstrações.
alavancar e consolidar a relação de trabalho que a Fábrica vinha desen- As parcerias que a Fábrica estabeleceu com os Clubes CV revelaram ser
volvendo com as Escolas. A FCCV estabeleceu parcerias com 35 Agru- uma metodologia eficaz e motivadora, para os estudantes e professores,
pamentos de Escolas, distribuídos desde o Algarve ao Norte do país, que permite o envolvimento dos alunos em ciência e tecnologia e pro-
incluindo os Açores. Estas parcerias foram da maior importância para move a aprendizagem das STEAM.
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