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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  FÁBRICA CENTRO CIÊNCIA VIVA DE AVEIRO


                  Localização do CCV: Aveiro
                  Escolas parceiras: Escola Secundária Marques Castilho (Águe-
                  da), Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, Agrupamento de
                  Escolas  Amadora  Oeste, Agrupamento  de Escolas  de  Aveiro,
                  Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Aveiro), Agru-
                  pamento de Escolas de Castro Daire, Agrupamento de Escolas
                  de Condeixa, Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), Agru-
                  pamento de Escolas de Esmoriz, Agrupamento de Escolas do
                  Fundão, Agrupamento de Escolas Gafanha da Nazaré, Escola
                  Secundária de Gondomar n.º 1, Agrupamento de Escolas Gil
                  Eanes (Lagos), Agrupamento de Escolas de Manteigas, Agru-
                  pamento  de  Escolas  de  Sande  (Marco  de  Canavezes),  Agru-
                  pamento de Escolas de Moimenta da Beira, Agrupamento de
                  Escolas de Loureiro (Oliveira de Azeméis), Escola Profissional
                  de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, Escola Secundária de
                  Paços de Ferreira, Escola Secundária Antero de Quental (Ponta
                  Delgada - Açores), Escola Secundária S. Lourenço (Portalegre),
                  Agrupamento de Escolas Santa Bárbara (Porto), Agrupamento
                  de Escolas Oliveira Júnior (S. João da Madeira), Agrupamento
                  de Escolas de S. Pedro do Sul, Agrupamento de Escolas de San-
                  ta Comba Dão, Agrupamento de Escolas de Seia, Agrupamento
                  de Escolas Sever de Vouga, Agrupamento de Escolas de Tábua,
                  Escola Secundária de Tondela, EPADRV - Escola Profissional de
                  Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Agrupamento
                  de Escolas D. Pedro IV (Vila do Conde), Agrupamento de Escolas
                  de Júlio Dinis – Grijó (Vila Nova de Gaia), Agrupamento de Es-
                  colas Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia), Escola Secundária São
                  Pedro (Vila Real), Escola Secundária de Emídio Navarro (Viseu)
                  Áreas científicas abordadas na parceria: Física, Química, Bio-  LEGENDAS:
                  logia, Geologia, Matemática, Programação, Robótica, Hologra-
                  fia, Tecnologia, Estudo do Meio, Leitura, STEAM              1. Show de Química no Coliseu de Ponta Delgada
                                                                               2. Workshop Aprendizagem das STEAM no Agrupamento de Escolas N.º1 de Gondomar
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-  3. Show de Física no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
                  sico e Ensino Secundário
                  Elementos da Comunidade Educativa: Estudantes e Professores
                                                                            coadjuvar o processo formativo dos alunos, de forma a promover o su-
                                                                            cesso escolar, e para capacitar os professores para a utilização de Am-
                                                                            bientes Educativos Inovadores e o desenvolvimento de metodologias
                  A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV) resulta de uma parceria   STEAM.
                  entre a Ciência Viva e a Universidade de Aveiro (UA) e é uma Unidade   Podemos concluir que as iniciativas implementadas promoveram uma
                  Executiva da UA, que atua como elemento integrador para a promoção   Escola mais inclusiva e uma forte ligação à comunidade local, na medida
                  da cultura científica e tecnológica, fazendo de ponte entre a comunida-  em que foram envolvidas empresas, Associações de Pais, Autarquias e
                  de científica e a sociedade. A Fábrica tem uma abrangência nacional,   outras entidades locais. A riqueza das parcerias e os temas que os vários
                  baseada num programa itinerante dedicado à Educação das Ciências   Clubes CV pretenderam explorar, desafiaram a Fábrica a desenvolver um
                  e à Aprendizagem das STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e   elevado número de atividades, para implementar nas Escolas. Estas ati-
                  matemática).                                              vidades foram organizadas nas seguintes tipologias: shows de ciência,
                  Os Clubes Ciência Viva (Clubes CV) nas Escolas potenciaram inúmeras   histórias com ciência, oficinas laboratoriais, workshops sobre as STEAM e
                  oportunidades de interação com a comunidade escolar e permitiram   palestras com demonstrações.
                  alavancar e consolidar a relação de trabalho que a Fábrica vinha desen-  As parcerias que a Fábrica estabeleceu com os Clubes CV revelaram ser
                  volvendo com as Escolas. A FCCV estabeleceu parcerias com 35 Agru-  uma metodologia eficaz e motivadora, para os estudantes e professores,
                  pamentos de Escolas, distribuídos desde o Algarve ao Norte do país,   que permite o envolvimento dos alunos em ciência e tecnologia e pro-
                  incluindo os Açores. Estas parcerias foram da maior importância para   move a aprendizagem das STEAM.

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