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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            CENTRO CIÊNCIA VIVA DO ALVIELA


            Localização do CCV: Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela,
            2380-450 Louriceira, Alcanena                             PATRIMÓNIO NATURAL:
            Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas de Alcanena (Al-  CONHECER PARA VALORIZAR
            canena), Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (Leiria),
            Agrupamento de Escolas D.Afonso Henriques (Alcanede), Esco-
            la Secundária Padre António Vieira (Lisboa), Agrupamento de
            Escolas Amadora Oeste (Lisboa), Colégio Valsassina (Lisboa),
            Escola Secundária Celorico de Basto
            Áreas científicas abordadas na parceria: Biologia e Geologia
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º
            Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário
            Elementos da Comunidade Educativa: Professores, Alunos e
            Direção




            É na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, e junto à maior nascen-
            te cársica do país, que se encontra o Centro Ciência Viva do Alviela. Um
            Centro Ciência Viva  dedicado  ao  património  natural da região:  água,
            carso e morcegos, onde as escolas encontram as condições ideais para
            desenvolver um conjunto de atividades e projetos científicos orientados
            para os diferentes níveis de ensino. Com os Clubes Ciência Viva dinami-
            zámos um conjunto de atividades experimentais simples relacionando
            a ciência com atividades do dia-a-dia, para o pré-escolar; nas diversas
            visitas de campo realizadas no Polje de Mira-Minde, envolvendo turmas
            do 3.º ciclo e do ensino secundário, desenvolvemos diversos projetos
            que implicavam perceber o funcionamento hidrológico do polje, estu-
            dar as alterações do nível da água e a sua variação de acordo com as
            alterações climáticas ou, por exemplo, monitorizar a biodiversidade nos
            charcos. Estas atividades são realizadas em parceria com investigadores,
            permitindo uma informação científica especializada, focada nas temáti-
            cas abordadas nos projetos, resultando numa experiência única para os
            alunos. As parcerias estabelecidas com diversas instituições promovem
            novas abordagens aos projetos, enriquecendo o seu conteúdo. O Poli-
            técnico de Leiria, associado do Centro Ciência Viva do Alviela, desenvol-
            veu todos os módulos interativos das exposições o que possibilitou a
            realização de uma visita técnica a estes equipamentos, acompanhada
            por professores do Politécnico de Leiria, no âmbito de um projeto de
            robótica e automação de um dos clubes. Os Clubes Ciência Viva asso-
            ciados ao Centro Ciência Viva do Alviela usufruem do grande laboratório
            natural que existe nesta região aliado à tecnologia disponível no Centro   LEGENDAS:
            Ciência Viva e seus parceiros.
                                                                         1. Ciência no pré-escolar. Densidade de materiais.
                                                                         2. Química no pré-escolar.
                                                                         3. Biodiversidade do rio Alviela.
                                                                         4. Saída de campo no polje com o investigador Jael Palhas. Monitorização da biodiversida-
                                                                         de nos charcos.
                                                                         6. Saída de campo no polje com o investigador Jael Palhas. Zonas húmidas e alterações
                                                                         climáticas.
                                                                         6. Funcionamento hidrológico do polje.
                                                                         7. A flora autóctone. Identificação e sementeira.



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