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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            FARO                                 OLHÃO


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO
            FERNANDES LOPES, OLHÃO                                    CIÊNCIA À MÃO


            Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Física, Química
            e Robótica
            Parceiros: CCV Algarve; Universidade do Algarve
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
            Comunidade envolvida: Alunos e professores





            Apesar deste Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) desenvolver pontual-
            mente atividades para todos os alunos de todos os níveis de ensino, des-
            de o pré-escolar ao 12.º ano, bem como para todos os alunos dos vários
            cursos profissionais, os alunos da área de Ciências e Tecnologias dos Cur-
            sos Científico-Humanísticos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernan-
            des Lopes (ESFFL), são envolvidos duma forma mais regular ao longo de
            todo o seu ciclo de ensino. As atividades estão maioritariamente inte-
            gradas em projetos que envolvem as disciplinas de Biologia e Geologia,
            Física e Química e Geografia, com o apoio de outras disciplinas ao nível
            do tratamento de dados e da preparação da apresentação de resultados,
            como a Matemática, o Português e, ainda, o Inglês e a Filosofia. As áreas
            de trabalho principais vão ao encontro das linhas orientadoras do Proje-
            to Educativo do AEFFL e das áreas-chave definidas na Estratégia Nacio-
            nal de Educação Ambiental (ENEA 2020) que implicam a valorização do
            território e a descarbonização da sociedade, como a utilização de bioin-
            dicadores para avaliação de ecossistemas costeiros e a determinação do
            “carbono azul”. No âmbito das parcerias protocoladas, nomeadamente
            com a Universidade do Algarve (UAlg), o CCvnE do AEFFL desenvolve e
            colabora também nos dois projetos, adiante discriminados.
            O Projeto Lab-It, permitindo o trabalho em engenharia genética nos la-
            boratórios da ESFFL e no laboratório itinerante (Lab-It) da UAlg, sendo o
            trabalho orientado por professores, alunos e investigadores desta insti-
            tuição. Os nossos alunos experimentam metodologias e tecnologia de
            ponta no âmbito da manipulação do DNA - extração, PCR, DNA finger-
            print, sequenciação de alguns genes, clonagem de genes - e eletroforese
            de proteínas.
            O Projeto MicroMundo (Small World Initiative), um projeto de ciência e
            cidadania, em parceria com a UAlg, que envolve a pesquisa de novos
            antibióticos para fazer face à resistência aos antibióticos convencionais.
            Trata-se de um projeto onde docentes e alunos da ESFFL colaboram com
            investigadores da UAlg, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia
            cujas aprendizagens essenciais do 10.º e do 11.º ano, estão em conver-  LEGENDAS:
            gência com o tema do projeto. Os alunos, orientados pelos respetivos
            professores e pelos parceiros universitários, realizam trabalho de cam-  1. Recolha de amostras de solo
            po e investigação laboratorial a partir de amostras de solo, recurso de   2. Projeto Lab-It
            origem das bactérias e fungos que fornecem atualmente cerca de dois   3. Placagem
            terços dos antibióticos disponíveis.                         4. Projeto MicroMundo
                                                                         5. Inoculação dos indicadores




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