Page 263 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  ILHA DE SÃO MIGUEL                   PONTA DELGADA


                  ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL
                                                                            CIÊNCIA PARA TODOS


                  Áreas científicas principais: Ciência e Tecnologia
                  Parceiros: Universidade de Aveiro; EXPOLAB; OASA; OMIC; OVGA;
                  Câmara Municipal de Ponta Delgada; Coliseu Micaelense; Clube de
                  Robótica da ESAQ, Clube de Astronomia da ESAQ
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa de Ponta
                  Delgada, pais e sociedade em Geral




                  O Clube de Ciência Viva da ESAQ, tem por objetivo a divulgação cien-
                  tífica, aproximando a sociedade e a ciência de uma forma divertida e
                  lúdica. “Ciência para Todos”, tenta promover sinergias e parcerias entre
                  os mais variados campos do saber e da sociedade, tentando desmistifi-
                  car o conhecimento científico. Neste âmbito, o Clube de Ciência Viva da
                  ESAQ organizou o Festival de Ciência, do qual fizeram parte visitas guia-
                  das ao núcleo museológico do Palácio da Fonte Bela, workshop de ro-
                  bótica, expressão artística dos elementos químicos desenvolvida pelos
                  alunos de Artes Visuais da ESAQ e expositores interativos dos diversos
                  Centros de Ciência dos Açores, nomeadamente, EXPOLAB – Centro de
                  Ciência Viva, OASA –Observatório Astronómico de Santana, OMIC – Ob-
                  servatório Microbiano dos Açores e OVGA – Observatório Vulcanológico
                  e Geotérmico dos Açores. Show de Ciência “Química por Tabela 2.0” da
                  Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro, bem como foi efetua-
                  da uma ação de formação em eletricidade destinada a professores e um
                  workshop de Holografia para alunos. O festival contou com três sessões
                  do Show de Ciência “Química por Tabela 2.0”, no dia 3 de outubro, no
                  Coliseu Micaelense, de manhã, para os alunos do básico e, de tarde, para



                  “A turma 6.º E da Escola Básica Integrada de Roberto         LEGENDAS:
                  lvens (EBIRI) gostaria de agradecer o convite que nos fez
                  a instituição que dirige e que nos permitiu participar no evento   1. Visita dos alunos da EBI Roberto Ivens à ESAQ
                  “Show de Ciência -  Química por tabela 2,0”, no passado dia 3 de   2. Clube de Robótica
                  outubro, que visava assinalar os 150 anos da Tabela Periódica dos   3. Festival de Ciência – Coliseu Micaelense
                  Elementos. Apreciamos bastante a forma descomplicada, mas
                  atenta em que decorreu a visita, da qual destacamos: os alunos de
                  Arte a desenvolver a sua atividade criativa pelos espaços da escola,
                  as salas do Palácio Fonte Bela (os tetos, as paredes, as mobílias,   os alunos do secundário, no dia 4, no auditório do EXPOLAB, dirigido a
                  as cozinhas, ...), as coleções que visitamos (animais, rochas,   famílias.
                  instrumentos de ótica, ...) e a tabela periódica reproduzida nas
                  escadas do palácio.                                       Esta atividade teve por objetivo a formação de espaços de ciência aber-
                  Nas atividades realizadas no Coliseu Micaelense, destacamos   tos a toda a comunidade para promover o acesso a práticas científicas
                  a participação do nosso colega Francisco no ensaio “génio da   inovadoras e contou com a participação de cerca de 2200 jovens de sete
                  química” e a última experiência em que ficamos a saber que   escolas diferentes.
                  no país da nossa colega Xiaotong, o elemento estrôncio tem
                  características químicas semelhantes às que exibe em Portugal.   O clube continua a promover a divulgação científica, promovendo ativi-
                  Ficamos a recordar que quando há mudanças na matéria, isso se   dades no âmbito de sala de aula envolvendo diferentes níveis de ensino,
                  deve a “uma reação química”!                              onde sãos os alunos a promover a desmistificação da ciência. Nestas ati-
                  Muito obrigado por esta visita de estudo maravilhosa!”
                                                                            vidades o clube tem tido o apoio dos clubes de Robótica e de Astrono-
                  Aluno Roberto Ivens                                       mia existentes na escola.


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