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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
MOÇAMBIQUE
ESCOLA PORTUGUESA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - CIÊNCIA FORA
CENTRO DE ENSINO E LÍNGUA PORTUGUESA DA CAIXA
Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Geolo-
gia, Ciências Naturais, Educação Visual, Estudo do Meio
Parceiros: Marinha Portuguesa, bióloga Martina Panisi
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ano ao 12.º ano
Comunidade envolvida: Escola Portuguesa de São Tomé e
Príncipe
O Projeto Ciência Viva, integrado na Rede de Clubes Ciência Viva na
Escola, funcionou como espaço aberto de contacto com a ciência e a
tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a
práticas científicas. “CIÊNCIA FORA DA CAIXA” foi o tema escolhido com o
intuito de dinamizar diversas atividades destinadas a envolver os alunos
do 1.º aos 12.º anos de escolaridade com foco na sustentabilidade, óti-
ca, eletricidade, ciências do espaço e eletrónica. O cenário deste projeto
desenvolveu-se em quatro vertentes: Aprender a Fazer - elaboração de
kits educativos e formação de monitores, Ensinar Fazendo - os monito-
res dinamizam workshops para a comunidade escolar; Ciência Para To-
dos - levar às escolas públicas de São Tomé a ciência sobre rodas, com a
dinamização de workshops e Comunicar Ciência - através de Encontros
de Ciência com o Professor Doutor Carlos Fiolhais.
As atividades desenvolvidas no Clube de Ciência, Tecnologia e Ambien-
te tiveram por base os princípios orientadores da EPSTP-CELP, onde não
se distingue o ensino não formal do formal, antes se complementam
pela promoção de inúmeros projetos, que possibilitam a aquisição de
competências e a mobilização de aprendizagens. As atividades promo-
vidas no Clube orientaram-se por critérios de qualidade científica e pe-
dagógica, estimulando o entusiasmo e motivação através da exploração
prática das Ciências em diferentes áreas temáticas. Procurou-se incen-
tivar o trabalho multidisciplinar, implicando um trabalho colaborativo
entre os professores e complementado com as parcerias estabelecidas
com investigadores e instituições científicas externas. As sinergias de to-
dos os estímulos que resultaram das várias atividades, conduziram a um
envolvimento dos alunos que potenciou a criatividade e inovação na es-
cola. ASPETOS POSITIVOS: As atividades desenvolvidas no Clube, foram
inovadoras na escola, algumas enquadradas nos temas de Projeto de
Autonomia e Flexibilidade Curricular, inseridas nos conteúdos leciona-
dos nas disciplinas de Físico-Química, Física e Química A, Física e Ciências
Naturais e, a maioria, decorreram em parceria com entidades externas.
Os alunos prepararam-se e foram monitores de alguns dos workshops
dinamizados permitindo a mobilização de aprendizagens e a aquisição
de competências. Em todas as atividades houve uma grande adesão do executar experimentalmente alguns dos workshops. CONSTRANGIMEN-
público-alvo, destacando-se a motivação, entusiasmo e curiosidade dos TOS: Algumas das atividades e workshops previstos não se concretizaram
alunos. ASPETOS A MELHORAR: A grande adesão de alunos às atividades em virtude do encerramento da escola devido a constrangimentos rela-
do Clube não permitiu que todos os alunos tivessem a oportunidade de cionados com o COVID-19.
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