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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            MOÇAMBIQUE


            ESCOLA PORTUGUESA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE -                CIÊNCIA FORA
            CENTRO DE ENSINO E LÍNGUA PORTUGUESA                      DA CAIXA


            Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Geolo-
            gia, Ciências Naturais, Educação Visual, Estudo do Meio
            Parceiros: Marinha Portuguesa, bióloga Martina Panisi
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ano ao 12.º ano
            Comunidade envolvida:  Escola Portuguesa de São  Tomé e
            Príncipe






            O Projeto Ciência Viva, integrado na Rede de Clubes Ciência Viva na
            Escola, funcionou como espaço aberto de contacto com a ciência e a
            tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a
            práticas científicas. “CIÊNCIA FORA DA CAIXA” foi o tema escolhido com o
            intuito de dinamizar diversas atividades destinadas a envolver os alunos
            do 1.º aos 12.º anos de escolaridade com foco na sustentabilidade, óti-
            ca, eletricidade, ciências do espaço e eletrónica. O cenário deste projeto
            desenvolveu-se em quatro vertentes: Aprender a Fazer - elaboração de
            kits educativos e formação de monitores, Ensinar Fazendo - os monito-
            res dinamizam workshops para a comunidade escolar; Ciência Para To-
            dos - levar às escolas públicas de São Tomé a ciência sobre rodas, com a
            dinamização de workshops e Comunicar Ciência - através de Encontros
            de Ciência com o Professor Doutor Carlos Fiolhais.
             As atividades desenvolvidas no Clube de Ciência, Tecnologia e Ambien-
            te tiveram por base os princípios orientadores da EPSTP-CELP, onde não
            se distingue o ensino não formal do formal, antes se complementam
            pela promoção de inúmeros projetos, que possibilitam a aquisição de
            competências e a mobilização de aprendizagens. As atividades promo-
            vidas no Clube orientaram-se por critérios de qualidade científica e pe-
            dagógica, estimulando o entusiasmo e motivação através da exploração
            prática das Ciências em diferentes áreas temáticas. Procurou-se incen-
            tivar o trabalho multidisciplinar, implicando um trabalho colaborativo
            entre os professores e complementado com as parcerias estabelecidas
            com investigadores e instituições científicas externas. As sinergias de to-
            dos os estímulos que resultaram das várias atividades, conduziram a um
            envolvimento dos alunos que potenciou a criatividade e inovação na es-
            cola. ASPETOS POSITIVOS: As atividades desenvolvidas no Clube, foram
            inovadoras na escola, algumas enquadradas nos temas de Projeto de
            Autonomia e Flexibilidade Curricular, inseridas nos conteúdos leciona-
            dos nas disciplinas de Físico-Química, Física e Química A, Física e Ciências
            Naturais e, a maioria, decorreram em parceria com entidades externas.
            Os alunos prepararam-se e foram monitores de alguns dos workshops
            dinamizados permitindo a mobilização de aprendizagens e a aquisição
            de competências. Em todas as atividades houve uma grande adesão do   executar experimentalmente alguns dos workshops. CONSTRANGIMEN-
            público-alvo, destacando-se a motivação, entusiasmo e curiosidade dos   TOS: Algumas das atividades e workshops previstos não se concretizaram
            alunos. ASPETOS A MELHORAR: A grande adesão de alunos às atividades   em virtude do encerramento da escola devido a constrangimentos rela-
            do Clube não permitiu que todos os alunos tivessem a oportunidade de   cionados com o COVID-19.


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