Page 265 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
ESCOLAS PORTUGUESAS NO ESTRANGEIRO
MOÇAMBIQUE
ESCOLA PORTUGUESA DE MOÇAMBIQUE - EPM-CELP CIÊNCIA: A MAGIA REAL
Áreas científicas principais: Física, Química; Biologia, Geologia;
Geografia
Parceiros: Universidade Eduardo Mondlane (UEM), O World Wide
Fund For Nature (WWF); Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLEO);
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao Ensino
Secundário
Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar e local
O Clube Mãos na Ciência/CCVnE difunde práticas pedagógicas diver-
tidas que incutem nos jovens, competências essenciais para a sua vida
ativa promovendo: o gosto pela Ciência; a autonomia; criatividade; es-
pírito crítico; trabalho de equipa; consolidação/aprofundamento dos
conhecimentos; interdisciplinaridade; a literacia científica e tecnológica
na EPM-CELP.
Ações:
• Inspirar Ciência: atividades experimentais de sala de aula, planetário,
exposição física no dia-a-dia, pêndulo mundial, palestras, organiza-
ção de dias comemorativos e cozinha com ciência (Ciência e Literatu-
ra). Os alunos participaram nos projetos “Caça asteroides” se “Eratos-
thenes Experiment”.
• Produção de kits experimentais de Ciências elaborados pelos alunos
para doação a escolas moçambicanas de forma a combater a falta de
atividades experimentais existentes.
• Aprenda Ciência Brincando: os alunos desenvolveram e apresenta- LEGENDAS:
ram um brinquedo científico (conceito físico) com a ajuda dos EE e
especialistas. 1. Halloween: Da Magia à Ciência. Alunos do pré-escolar (em interdisciplinaridade com
Inglês)
• Projetos de Investigação: “Desenvolvimento de Novo conceito de Ali- 2. Exposição Física no dia-a-dia. Alunos do secundário da EPM-CELP orientam a visita de
mentação” realizado por alunos do 12.º ano Química que aplicaram alunos de escola primária Moçambicana
métodos de investigação e trabalho de equipa na resolução de um 3. Trabalho de investigação realizado pelos alunos de Química “Xima enriquecida: um novo
problema nutricional identificado numa comunidade local. conceito nutricional” a aplicar a uma comunidade local com problemas de malnutrição
4. Comemoração da semana da Ciência e Tecnologia. Tabela Periódica Humana (todos os
Testemunhos: alunos do secundário da área de Ciências). Os alunos teatralizaram a explicação a tabela
periódica a alunos da Escola Francesa de Maputo
5. Brinquedo Cientifico. Antes da apresentação dos melhores trabalhos à comunidade
“Este ano construí uma Luneta. É fascinante o que escolar, aluno do 3.º ciclo testa o seu equipamento Holográfico
conseguimos observar. Confesso que na hora fiquei
um bocado sem reação, ver que com o meu brinquedo
científico consigo ver as crateras na lua. Fiquei a pensar...
imagina se eu visse algo extraterrestre nas crateras da ”O trabalho de investigação foi muito interessante
lua com a luneta feita por mim, seria algo inacreditável!!! pois vimos posto em prática, mais que uma ideia,
Simplesmente foi uma experiência única e surpreendente.”
uma resolução. Sentimos as restrições e alegria do resultado
final. A interação com a UEM também foi muito importante
Kauan Preto, 8.º ano pois podemos ir mais além com o nosso trabalho.”
Alunos 12.º Química
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