Page 265 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

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                  MOÇAMBIQUE


                  ESCOLA PORTUGUESA DE MOÇAMBIQUE - EPM-CELP                CIÊNCIA: A MAGIA REAL



                  Áreas científicas principais: Física, Química; Biologia, Geologia;
                  Geografia
                  Parceiros: Universidade Eduardo Mondlane (UEM), O World Wide
                  Fund For Nature (WWF); Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLEO);
                  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
                  Níveis/Anos de Escolaridade:  Educação Pré-Escolar ao Ensino
                  Secundário
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar e local





                  O Clube Mãos na Ciência/CCVnE difunde práticas pedagógicas diver-
                  tidas que incutem nos jovens, competências essenciais para a sua vida
                  ativa promovendo: o gosto pela Ciência; a autonomia; criatividade; es-
                  pírito crítico; trabalho de equipa; consolidação/aprofundamento dos
                  conhecimentos; interdisciplinaridade; a literacia científica e tecnológica
                  na EPM-CELP.
                  Ações:
                  •  Inspirar Ciência: atividades experimentais de sala de aula, planetário,
                    exposição física no dia-a-dia, pêndulo mundial, palestras, organiza-
                    ção de dias comemorativos e cozinha com ciência (Ciência e Literatu-
                    ra). Os alunos participaram nos projetos “Caça asteroides” se “Eratos-
                    thenes Experiment”.
                  •  Produção de kits experimentais de Ciências elaborados pelos alunos
                    para doação a escolas moçambicanas de forma a combater a falta de
                    atividades experimentais existentes.
                  •  Aprenda Ciência Brincando: os alunos desenvolveram e apresenta-  LEGENDAS:
                    ram um brinquedo científico (conceito físico) com a ajuda dos EE e
                    especialistas.                                             1. Halloween: Da Magia à Ciência. Alunos do pré-escolar (em interdisciplinaridade com
                                                                               Inglês)
                  •  Projetos de Investigação: “Desenvolvimento de Novo conceito de Ali-  2. Exposição Física no dia-a-dia. Alunos do secundário da EPM-CELP orientam a visita de
                    mentação” realizado por alunos do 12.º ano Química que aplicaram   alunos de escola primária Moçambicana
                    métodos de investigação e trabalho de equipa na resolução de um   3. Trabalho de investigação realizado pelos alunos de Química “Xima enriquecida: um novo
                    problema nutricional identificado numa comunidade local.   conceito nutricional” a aplicar a uma comunidade local com problemas de malnutrição
                                                                               4. Comemoração da semana da Ciência e Tecnologia. Tabela Periódica Humana (todos os
                  Testemunhos:                                                 alunos do secundário da área de Ciências). Os alunos teatralizaram a explicação a tabela
                                                                               periódica a alunos da Escola Francesa de Maputo
                                                                               5. Brinquedo Cientifico. Antes da apresentação dos melhores trabalhos à comunidade
                  “Este ano construí uma Luneta. É fascinante o que            escolar, aluno do 3.º ciclo testa o seu equipamento Holográfico
                  conseguimos observar. Confesso que na hora fiquei
                  um bocado sem reação, ver que com o meu brinquedo
                  científico consigo ver as crateras na lua. Fiquei a pensar...
                  imagina se eu visse algo extraterrestre nas crateras da   ”O trabalho de investigação foi muito interessante
                  lua com a luneta feita por mim, seria algo inacreditável!!!   pois vimos posto em prática, mais que uma ideia,
                  Simplesmente foi uma experiência única e surpreendente.”
                                                                            uma resolução. Sentimos as restrições e alegria do resultado
                                                                            final. A interação com a UEM também foi muito importante
                  Kauan Preto, 8.º ano                                      pois podemos ir mais além com o nosso trabalho.”

                                                                            Alunos 12.º Química


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