Page 259 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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     CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
                  FARO                                 LOULÉ
                  ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ                                A PROMOVER APRENDIZAGENS
                                                                            STEAM DESDE 2005
                  Áreas científicas principais: Ciências da Terra e do Espaço
                  Parceiros: Associação Almargem, Centro Ciência Viva do Algarve,
                  Université Côte d’Azur (França), Instituto Dom Luiz/Faculdade de
                  Ciências da Universidade de Lisboa
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º - 12.º ano de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Loulé
                  O Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé
                  foi criado em 2005 e aderiu à Rede de Clubes Ciência Viva na Escola em
                  2018. É um espaço de conhecimento aberto e dirigido a toda a comu-
                  nidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, que
                  visa promover o acesso a práticas científicas inovadoras. A maior parte
                  das atividades do Clube funcionam como uma extensão dos programas
                  curriculares e possibilitam demonstrar aos alunos a aplicabilidade dos
                  conceitos lecionados na sala de aula em situações concretas. As ativi-
                  dades desenvolvidas têm ainda permitido a interação dos alunos com
                  investigadores nacionais e estrangeiros, bem como compreender como
                  realmente funciona a ciência. No âmbito das atividades do Clube têm
                  sido desenvolvidos inúmeros projetos, alguns dos quais têm sido distin-
                  guidos com prémios em diversas mostras de ciência, tanto em Portugal
                  como no estrangeiro.
                  “O constante apoio do Prof. Hélder e a confiança
                  que teve em nós em cada passo do projeto, extraiu
                  de nós competências e qualidades que nem sabíamos
                  existir. Para além disso, ganhámos inúmeras experiências
                  e ferramentas essenciais para as nossas futuras carreiras
                  académicas e profissionais.
                  Trabalhar em proximidade com investigadores e
                  engenheiros, fazer pesquisas científicas extensivas,
                  trabalhar em equipa, desenvolver estudos científicos,
                  preparar e fazer apresentações públicas a nível nacional,
                  criar pósteres e fazer demonstrações, são apenas alguns
                  dos exemplos de habilidades que tivemos oportunidade
                  de adquirir e explorar pela primeira vez.
                  Digo sem qualquer exagero que toda esta experiência
                  permitiu-me desenvolver, não só a nível académico, como      LEGENDAS:
                  também a nível pessoal, e que sempre considerei esta
                  etapa da minha vida como o ponto de partida da minha         1. Mensagem de agradecimento dos alunos que participaram numa videochamada com
                  carreira como investigadora.”                                os cientistas e técnicos a bordo do navio oceanográfico JOIDES Resolution durante uma
                                                                               expedição do International Ocean Discovery Program
                  Farah Alimagham, antiga aluna da Escola Secundária de Loulé  2. Grupo de alunos posa para a fotografia durante a participação na feira “Ciencia en
                                                                               Acción 2014” que decorreu em Barcelona.
                                                                               3. Grupo de alunos a recolher amostras de um testemunho de sedimentos marinhos, em
                                                                               2009, no âmbito de um projeto de estudo das oscilações climáticas com base na análise de
                                                                               microfósseis.
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