Page 259 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
FARO LOULÉ
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ A PROMOVER APRENDIZAGENS
STEAM DESDE 2005
Áreas científicas principais: Ciências da Terra e do Espaço
Parceiros: Associação Almargem, Centro Ciência Viva do Algarve,
Université Côte d’Azur (França), Instituto Dom Luiz/Faculdade de
Ciências da Universidade de Lisboa
Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º - 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Loulé
O Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé
foi criado em 2005 e aderiu à Rede de Clubes Ciência Viva na Escola em
2018. É um espaço de conhecimento aberto e dirigido a toda a comu-
nidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, que
visa promover o acesso a práticas científicas inovadoras. A maior parte
das atividades do Clube funcionam como uma extensão dos programas
curriculares e possibilitam demonstrar aos alunos a aplicabilidade dos
conceitos lecionados na sala de aula em situações concretas. As ativi-
dades desenvolvidas têm ainda permitido a interação dos alunos com
investigadores nacionais e estrangeiros, bem como compreender como
realmente funciona a ciência. No âmbito das atividades do Clube têm
sido desenvolvidos inúmeros projetos, alguns dos quais têm sido distin-
guidos com prémios em diversas mostras de ciência, tanto em Portugal
como no estrangeiro.
“O constante apoio do Prof. Hélder e a confiança
que teve em nós em cada passo do projeto, extraiu
de nós competências e qualidades que nem sabíamos
existir. Para além disso, ganhámos inúmeras experiências
e ferramentas essenciais para as nossas futuras carreiras
académicas e profissionais.
Trabalhar em proximidade com investigadores e
engenheiros, fazer pesquisas científicas extensivas,
trabalhar em equipa, desenvolver estudos científicos,
preparar e fazer apresentações públicas a nível nacional,
criar pósteres e fazer demonstrações, são apenas alguns
dos exemplos de habilidades que tivemos oportunidade
de adquirir e explorar pela primeira vez.
Digo sem qualquer exagero que toda esta experiência
permitiu-me desenvolver, não só a nível académico, como LEGENDAS:
também a nível pessoal, e que sempre considerei esta
etapa da minha vida como o ponto de partida da minha 1. Mensagem de agradecimento dos alunos que participaram numa videochamada com
carreira como investigadora.” os cientistas e técnicos a bordo do navio oceanográfico JOIDES Resolution durante uma
expedição do International Ocean Discovery Program
Farah Alimagham, antiga aluna da Escola Secundária de Loulé 2. Grupo de alunos posa para a fotografia durante a participação na feira “Ciencia en
Acción 2014” que decorreu em Barcelona.
3. Grupo de alunos a recolher amostras de um testemunho de sedimentos marinhos, em
2009, no âmbito de um projeto de estudo das oscilações climáticas com base na análise de
microfósseis.
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