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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  FARO                                 FARO


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DE DEUS


                                                                            CRESCER COM CIÊNCIA
                  Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Progra-
                  mação, Ecologia
                  Parceiros: Câmara Municipal de Faro, Clube Ciência Viva do Al-
                  garve, Centro de Ciência do Mar
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
                  3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário





                  No Agrupamento de Escolas João de Deus (AEJD), existe uma longa
                  tradição de valorização do ensino experimental em sala de aula e de
                  promoção da ciência. Em 2018 aceitámos o desafio da Direção-Geral da
                  Educação e da Agência Ciência Viva e reunimos os recursos necessários
                  para fazer parte da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.
                  O apoio a projetos do agrupamento que promovam o conhecimento e
                  o ensino experimental das ciências é um dos objetivos fundamentais da
                  atividade do Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE). Visa a melhoria dos
                  resultados de aprendizagem relevantes dos alunos do agrupamento e a
                  promoção da literacia científica e tecnológica na sociedade portuguesa.
                  O ano letivo 2018/2019 foi o ano de arranque de atividades do nosso CC-
                  VnE, com a apresentação da candidatura à rede, o início das atividades
                  da Oficina de Física e a participação nas jornadas de parceria em janeiro
                  de 2019. Estas jornadas constituiram um momento de partilha em que
                  foi possível debater a constituição de parcerias estratégicas para uma
                  rede de ações a desenvolver nas escolas. Ao longo da tarde, os professo-
                  res Anabela Estudante, Valdemar Santos e Vitor Guerreiro participaram
                  ainda nas Oficinas Pedagógicas “Literacia dos Oceanos” (dinamizado
                  pelo Centro Ciência Viva de Tavira), “Holografia 3D” (da responsabilidade
                  do Centro Ciência Viva de Lagos) e “Desafio das Máquinas” (pelo Centro
                  Ciência Viva do Algarve) que decorreram no Centro de Ciência Viva do
                  Algarve (Faro).
                  No segundo ano de funcionamento do CCVnE a pandemia COVID-19
                  não permitiu a concretização de várias atividades previstas.  LEGENDAS:
                  Nestes dois anos, rentabilizando os recursos disponíveis, o CCVnE apoiou   1. Programação e robótica com Lego Mindstorms
                  e promoveu a programação e a robótica através da participação no pro-  2. Atividades apresentadas pelos alunos da Oficina de Física aos colegas do 4.º ano das 3
                  jeto CanSat, implementado no agrupamento pelo Professor Vitor Guer-  escolas do 1.º ciclo do agrupamento, no decorrer do Laboratório Aberto na Escola EB 2,3 S.
                  reiro e de várias sessões de contrução e operação de Lego Mindstorms   António (2019)
                  dinamizadas pela coordenadora do clube.                      3. Canal de Youtube do CCVnE do Agrupamento de Escolas João de Deus
                                                                               4. Cartaz de divulgação da Oficina de Física
                  A Oficina de Física na Escola EB 2,3 de S. António, promovida pelo Profes-
                  sor Valdemar Santos, iniciou as suas atividades no ano letivo 2018/2019 e
                  realiza a sua atividade segundo a perspectiva Makerspace. É um espaço
                  onde os alunos traçam planos e concretizam projetos, com sentido de
                  responsabilidade e autonomia. Nesta Oficina de Física é criada a oportu-
                  nidade para compreender processos e fenómenos científicos; manipular
                  e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utili-  ano letivo, no decorrer do Laboratório Aberto, aos colegas do 4.º ano das
                  zar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas. Os projetos reali-  3 escolas do 1.º ciclo do agrupamento, bem como a toda a comunidade
                  zados foram apresentados pelos alunos da Oficina de Física, no final do   numa exposição realizada na Biblioteca Escolar.



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