Page 245 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SETÚBAL                              SINES


                  ESCOLA SECUNDÁRIA POETA AL BERTO, SINES



                  Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Matemá-  INTEGRAR, ABRIR, COLABORAR,
                  tica                                                      CRIAR.
                  Parceiros: MARE – Universidade de Évora, Laboratório de Ciên-
                  cias do Mar; Sines Tecnopolo, BIC Alentejo; Câmara Municipal
                  de Sines; CAUUP – Universidade do Porto; E-Lab, Instituto Su-
                  perior Técnico
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ao 12.º ano de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar





                  O Clube Ciência Viva da ESPAB funciona de forma integrada e articula-
                  da com a atividade letiva, procurando trazer à sala de aula experiências
                  mais autênticas e reais – tratamento e análise de dados reais, palestras
                  com especialistas, interações com pares de outras escolas – enriquecen-
                  do e conferindo maior autenticidade ao desenvolvimento da atividade
                  letiva.
                  Paralelamente, são promovidas e oferecidas à comunidade escolar, em
                  particular aos alunos, atividades científicas temáticas (ações na escola ou
                  comunidade local, workshops – robótica, programação, cartazes científi-
                  cos, …), nos quais a participação é voluntária e a que os alunos aderem
                  de acordo com os seus interesses e curiosidades.
                  Outra das iniciativas do Clube foi a candidatura ao programa Eco-Esco-
                  las. Com o apoio do município, passámos a ser uma eco-escola e, nesse
                  âmbito, têm sido desenvolvidas diversas atividades, tais como: instala-
                  ção de comedouros e bebedouros para atrair as aves à escola; pintura de
                  sarjetas na cidade; separação e recolha de resíduos (brigadas Eco-Esco-
                  las); compostagem, ….
                  Procura-se desta forma iniciar os alunos numa numa prática científica
                  autêntica e numa cidadania ativa e responsável, que abra a escola à co-
                  munidade e promova a ciência tal como ela se faz – de forma aberta,
                  colaborativa, contextualizada e criativa.







                     LEGENDAS:

                     1. Ida à maré (Larido das Amoreiras), guiada pelos biólogos do MARE–
                     Universidade de Évora
                     2. Palestra sobre mineração, com o Prof. Jorge Relvas, para os alunos e
                     professores do ensino secundário
                     3. Pequenos cientistas à volta da água – atividade interescolas
                     4. Instalação de comedouros e bebedouros para atrair a passarada
                     (Eco-Escolas)
                     5. Workshop Lego Wedo 2.0





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