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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            COIMBRA                              COIMBRA


            ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES
                                                                      EXPERIMENTA A APRENDER
                                                                      E APRENDE A EXPERIMENTAR!
            Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Geolo-
            gia
            Parceiros: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
            de Coimbra
            Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico, Ensi-
            no Secundário e Educação Inclusiva
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar




            No Clube Ciência Viva Quinta das Flores juntámos vontades e esforços
            para realizar inúmeras ações, integrando alunos, com múltiplos interes-
            ses e motivações, de diferentes ciclos de ensino e de diversos cursos, em
            contexto presencial e de ensino à distância.
            Uma das missões do Clube Ciência Viva consiste na dinamização práticas
            educativas mais aliciantes e significativas. Realizámos diversos módulos
            de ensino com base em projetos, em sala de aula, por exemplo de Pre-
            paração de Refrigerantes ou de Monitorização da Qualidade do ar.
            Dando resposta à vontade de aprender de pequenos grupos de alunos,
            dinamizámos projetos em horário não letivo, nos quais se pudessem vi-
            venciar práticas de aprendizagem por pesquisa, como no projeto Beta-
            nol: produção de etanol de 2.ª geração.
            Programámos diversas visitas de estudo, como a visita de estudo ao
            CERN, ou à fábrica de cimento da CIMPOR, que tivemos de substituir por
            visitas de estudo virtuais!
            Promovemos o ciclo de palestras Investigadores na Escola, de divul-
            gação de ciência e tecnologia, que incluiu palestras como A Física na
            Música, para o 8.º ano, ou A humanidade na Tabela Periódica, para o 9.º
            ano. Mais recentemente, tivemos de realizar diversas atividades por vi-
            deoconferência, como a palestra Da Redução de Emissões ao Tratamento
            de Efluentes, para o 12.º ano. O ciclo de seminários Ensinar Mais e Melhor,
            destinou-se a todos os professores da escola e pretendeu ser inspirador
            de práticas inovadoras no ensino de ciências que incluiu um seminário
            de Educação em Ciências para a Sustentabilidade. Nos ciclos de palestras
            e seminários, tivemos a colaboração de investigadores e divulgadores
            de ciência de instituições do ensino superior que são entidades parceiras
            da escola.
            Organizámos o concurso para um logótipo, que permitiu criar uma mar-
            ca facilitadora da promoção das atividades do clube. Pudemos elaborar   LEGENDAS:
            documentos e materiais de divulgação personalizados, que foram distri-
            buídos à comunidade escolar e oferecidos às entidades parceiras.  1. Logótipo do Clube Ciência Viva Quinta das Flores
                                                                         2. Prepração de refrigerantes, um módulo de ensino com base em projetos, em sala de
                                                                         aula
                                                                         3. NProjeto betanol - produção de etanol de 2.ª geração
                                                                         4. A humanidade na Tabela Periódica, do ciclo de palestras Investigadores na Escola
                                                                         5. Visita de estudo virtual ao CERN, para alunos da disciplina de Física do 12.º ano





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