Page 154 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 154

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            COIMBRA                              ARGANIL


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARGANIL
                                                                      VAMOS TORNAR ARGANIL UM
                                                                      MUNICÍPIO LIVRE DE ERVA-DAS-
            Áreas científicas principais: Biologia, Físico-Química, Matemática,   PAMPAS / INVASÕES BIOLÓGICAS
            Geografia
            Parceiros: Escola Superior Agrária de Coimbra, Câmara Municipal de
            Arganil, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Junta
            de Freguesia da Benfeita, Junta de Freguesia de São Martinho da Cor-
            tiça, Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Rádio Clube de Arganil
            Níveis/Anos de Escolaridade: 4.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º Anos de Escola-
            ridade
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar e comunidade local





            O Concelho de Arganil tem vindo a ser fortemente afetado por invasões
            biológicas, fruto da desertificação do interior, incêndios florestais, aban-
            dono das terras, introdução de espécies ornamentais em jardins, entre
            outros. Face a este problema, que tanto ameaça a Biodiversidade, o Clu-
            be Ciência Viva dinamiza várias ações de sensibilização sobre o tema “In-
            vasões Biológicas”.
            Após a realização de workshops, sensibilizações para os alunos instala-
            rem a aplicação do mapeamento de espécies invasoras, com a colabo-
            ração da Escola Superior Agrária de Coimbra, de saídas de campo, quer
            para identificação de zonas afetadas por plantas invasoras, quer para
            conhecer a verdadeira floresta autóctone, com a colaboração dos pro-
            fissionais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da
            Área Protegida da Serra do Açor, o Clube começou a promover ações de
            arranque de Cortaderia selloana, com o apoio da Câmara Municipal de
            Arganil e Juntas de Freguesia. Trata-se de uma planta invasora com cres-
            cimento galopante em certas áreas do concelho. De modo a sensibilizar
            toda a Comunidade Local sobre este problema, promoveu a colocação
            de um painel publicitário “outdoor” no centro da vila de Arganil.
            O Clube participou nos desafios 2019/20 da plataforma www.invaso-
            ras.pt (parceria entre investigadores do Centro de Ecologia Funcional,
            quer na Universidade de Coimbra, quer na Escola Superior Agrária de
            Coimbra), tendo obtido as seguintes distinções:
            •  menção honrosa no Desafio 4 – Divulgar
            •  equipa vencedora no Desafio 5 – Atuar
            Assim, se tenta colocar a capacidade de inovação, desenvolvida por ins-
            tituições científicas, acessível a todos, para uma mobilização de boas
            práticas por parte dos alunos, e consequentemente das suas famílias, de
            modo a valorizarem e cuidarem do seu território, promovendo a conser-  LEGENDAS:
            vação e a restauração ambientais.
                                                                         1. Workshop sobre plantas invasoras, na Escola Superior Agrária de Coimbra
                                                                         2. Comemoração do 38.º aniversário da Área Protegida da Serra do Açor, com a presença
                                                                         do Professor Doutor Jorge Paiva
                                                                         3. Painel publicitário no centro da Vila de Arganil
                                                                         4. Ação de corte de plumas de Cortaderia selloana (erva-das-pampas) com alunos do 3.º ciclo
                                                                         5. Ação de corte de plumas de Cortaderia selloana (erva-das-pampas) com alunos do 4.º ano




                                                                    154
   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158   159