Page 123 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





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                  VISEU                                LAMEGOAMEGO
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                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO                      EXPERIMENT@R...
                                                                            SEMPRE.

                  Áreas científicas principais: Física, Química, Matemática e Bio-
                  logia
                  Parceiros: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
                  Comunidade envolvida: Escolar e local




                  Objetivo: Promover o Ensino Experimental das Ciências no âmbito do
                  CTSA, nos diferentes níveis de educação e ensino, como facilitador do
                  trabalho colaborativo/cooperativo, e desenvolver a cultura científica na
                  comunidade.
                  Metas: Realizar atividades experimentais a partir dos temas planificados
                  no âmbito CTSA, nos diferentes níveis/ciclos de ensino. Promover ativi-
                  dades extracurriculares de divulgação e consolidação de cultura cientí-
                  fica.
                  O que concretizámos:
                  1.  Planificação das atividades a realizar.
                  2.  Reuniões de coordenação para: (i) analisar e discutir projetos de ação;
                    (ii) determinar temas CTSA (Alterações Climáticas e preservação dos   Resultados e melhorias conseguidas:
                    oceanos – 2018/2019; Lamego + Verde – 2019/2020) para orientar,
                    vertical e transversalmente, o trabalho a efetuar com os alunos; (iv)   1.  Consolidação de identidade de agrupamento entre docentes e alu-
                    determinar procedimentos, registos e instrumentos de monitoriza-  nos de diferentes escolas e níveis de ensino.
                    ção das atividades.                                     2.  Reforço do trabalho em rede, em sede dos departamentos e das sec-
                  3.  Coordenação com as atividades dos diferentes departamentos.  ções no âmbito do planeamento das atividades, elaboração e valida-
                  4.  Elaboração de reflexões do trabalho realizado por grupo de nível/ano   ção de guiões/protocolos das atividades práticas também suportada
                                                                               em ferramenta digital.
                    de escolaridade.
                  5.  Reuniões dos coordenadores para: (i) analisar o nível de consecução   3.  Conceção e validação de guiões/protocolos e instrumentos para as
                    das atividades; (ii) determinar procedimentos para recolha e análise   atividades a desenvolver.
                    de dados; (iii) monitorizar o desenvolvimento das atividade; (iv) ava-  4.  Aprofundamento/reflexão sobre os conteúdos programáticos trans-
                    liar os resultados.                                        versais na área das ciências experimentais, que promoveu o enrique-
                  No tema: Alterações climáticas e Preservação dos Oceanos, conseguiu-  cimento profissional dos docentes envolvidos, contribuindo para me-
                                                                               lhoria da qualidade das aprendizagens.
                  -se a dinamização de atividades em todos os anos e níveis de ensino, en-
                  volvendo 73 turmas, 5 níveis de ensino, aproximadamente uma centena   5.  Motivação/Empenho/Comprometimento dos docentes dos diferen-
                  de docentes, mais de um milhar de alunos. Desenvolveram atividades   tes níveis e ciclos de educação e ensino no trabalho desenvolvido,
                  organizadas em 4 subtemas: Qualidade do ar e da atmosfera; Recursos   corporizados na partilha de instrumentos, de materiais e das boas
                  energéticos; Recursos naturais; Preservação Oceanos e Mares e ativida-  práticas promotoras de sucesso das crianças e alunos.
                  des desde a reciclagem, germinação, tratamento de águas, efeito de es-  6.  Implementação de práticas de monitorização, no âmbito da realiza-
                  tufa, combustões, vulcões, acidificação dos oceanos, até titulação ácido-  ção das atividades práticas, em todos os níveis de educação e ensino,
                  -base, motores homopolares e Radão na atmosfera.             que permitiu aferir o grau de consecução das atividades definidas.
                  No Tema Lamego+Verde (2019/2020), optou-se por divulgação das ati-  7.  Motivação dos alunos para a realização das atividades práticas, com
                  vidades em exposições na biblioteca escolar, palestras e workshops. A   impacto positivo quer ao nível da sua participação, quer ao nível do
                  situação pandémica obrigou a reformular o plano de ação, privilegian-  empenho na execução das tarefas propostas, que contribuíram para
                  do-se a participação em atividades de gestão e/ou participação remota,   o aprofundamento de competências nos alunos no âmbito do saber-
                  especialmente palestras dinamizadas por cientistas e investigadores que   -fazer (competências procedimentais) e do saber-ser (competências
                  se disponibilizaram a colaborar com o agrupamento.           atitudinais).



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