Page 123 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 123
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
L
VISEU LAMEGOAMEGO
VISEU
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO EXPERIMENT@R...
SEMPRE.
Áreas científicas principais: Física, Química, Matemática e Bio-
logia
Parceiros: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
Comunidade envolvida: Escolar e local
Objetivo: Promover o Ensino Experimental das Ciências no âmbito do
CTSA, nos diferentes níveis de educação e ensino, como facilitador do
trabalho colaborativo/cooperativo, e desenvolver a cultura científica na
comunidade.
Metas: Realizar atividades experimentais a partir dos temas planificados
no âmbito CTSA, nos diferentes níveis/ciclos de ensino. Promover ativi-
dades extracurriculares de divulgação e consolidação de cultura cientí-
fica.
O que concretizámos:
1. Planificação das atividades a realizar.
2. Reuniões de coordenação para: (i) analisar e discutir projetos de ação;
(ii) determinar temas CTSA (Alterações Climáticas e preservação dos Resultados e melhorias conseguidas:
oceanos – 2018/2019; Lamego + Verde – 2019/2020) para orientar,
vertical e transversalmente, o trabalho a efetuar com os alunos; (iv) 1. Consolidação de identidade de agrupamento entre docentes e alu-
determinar procedimentos, registos e instrumentos de monitoriza- nos de diferentes escolas e níveis de ensino.
ção das atividades. 2. Reforço do trabalho em rede, em sede dos departamentos e das sec-
3. Coordenação com as atividades dos diferentes departamentos. ções no âmbito do planeamento das atividades, elaboração e valida-
4. Elaboração de reflexões do trabalho realizado por grupo de nível/ano ção de guiões/protocolos das atividades práticas também suportada
em ferramenta digital.
de escolaridade.
5. Reuniões dos coordenadores para: (i) analisar o nível de consecução 3. Conceção e validação de guiões/protocolos e instrumentos para as
das atividades; (ii) determinar procedimentos para recolha e análise atividades a desenvolver.
de dados; (iii) monitorizar o desenvolvimento das atividade; (iv) ava- 4. Aprofundamento/reflexão sobre os conteúdos programáticos trans-
liar os resultados. versais na área das ciências experimentais, que promoveu o enrique-
No tema: Alterações climáticas e Preservação dos Oceanos, conseguiu- cimento profissional dos docentes envolvidos, contribuindo para me-
lhoria da qualidade das aprendizagens.
-se a dinamização de atividades em todos os anos e níveis de ensino, en-
volvendo 73 turmas, 5 níveis de ensino, aproximadamente uma centena 5. Motivação/Empenho/Comprometimento dos docentes dos diferen-
de docentes, mais de um milhar de alunos. Desenvolveram atividades tes níveis e ciclos de educação e ensino no trabalho desenvolvido,
organizadas em 4 subtemas: Qualidade do ar e da atmosfera; Recursos corporizados na partilha de instrumentos, de materiais e das boas
energéticos; Recursos naturais; Preservação Oceanos e Mares e ativida- práticas promotoras de sucesso das crianças e alunos.
des desde a reciclagem, germinação, tratamento de águas, efeito de es- 6. Implementação de práticas de monitorização, no âmbito da realiza-
tufa, combustões, vulcões, acidificação dos oceanos, até titulação ácido- ção das atividades práticas, em todos os níveis de educação e ensino,
-base, motores homopolares e Radão na atmosfera. que permitiu aferir o grau de consecução das atividades definidas.
No Tema Lamego+Verde (2019/2020), optou-se por divulgação das ati- 7. Motivação dos alunos para a realização das atividades práticas, com
vidades em exposições na biblioteca escolar, palestras e workshops. A impacto positivo quer ao nível da sua participação, quer ao nível do
situação pandémica obrigou a reformular o plano de ação, privilegian- empenho na execução das tarefas propostas, que contribuíram para
do-se a participação em atividades de gestão e/ou participação remota, o aprofundamento de competências nos alunos no âmbito do saber-
especialmente palestras dinamizadas por cientistas e investigadores que -fazer (competências procedimentais) e do saber-ser (competências
se disponibilizaram a colaborar com o agrupamento. atitudinais).
123