Page 109 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO PORTO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAROLINA MICHAËLIS
Áreas científicas principais: Física e Química e Biologia e Geo- MOTIV@R PARA A CIÊNCIA
logia
Parceiros: Museu de História Natural e da Ciência da Universi-
dade do Porto (MHNC-UP), Galeria da Biodiversidade, Centro
de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), Escola Supe-
rior de Saúde-Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP), Unidade
de Investigação Cardiovascular da Faculdade de Medicina da
Universidade do Porto (UniC-FMUP), Faculdade de Farmácia da
Universidade do Porto (FFUP), Faculdade de Ciências da Univer-
sidade do Porto (FCUP), Faculdade da Nutrição da Universidade
do Porto (FNUP), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha
e Ambiental (CIIMAR), ESERO Portugal, Laboratório Aberto (i3S),
Liga Portuguesa contra o Cancro (LIP), União de Freguesias de
Cedofeita/ St. Ildefonso/ Sé, Miragaia/ S. Nicolau/ Vitória
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
Comunidade envolvida: Toda a comunidade
O Clube Ciência Viva na Escola Carolina Michaëlis engloba o Clube Car-
Mic e o Projeto Motiv@, consistindo na implementação de uma dinâmi-
ca que promove o ensino das ciências numa perspetiva interdisciplinar,
abordando os conhecimentos científicos em estreita relação com o quo-
tidiano, tentando proporcionar aos alunos experiências educativas ver-
dadeiramente significativas. O Clube Ciência Viva na Escola contempla
a realização e monitorização de atividades experimentais pelos alunos
envolvendo pesquisa de informação, análise/conceção de protocolos
experimentais e/ou montagem de dispositivos experimentais, recolha
de resultados e sua interpretação, realização e edição de vídeos de di-
vulgação, entre outros.
As atividades desenvolvidas no Clube Ciência Viva na Escola têm como
finalidades contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos
e para o desenvolvimento do espírito crítico e da responsabilidade in-
dispensáveis para que cada um possa tomar decisões fundamentadas e
participar nos desafios que se colocam à sociedade.
A metodologia consiste em proporcionar ambientes formais e não for-
mais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência, pro-
movendo, sempre que possível a interdisciplinaridade, o trabalho prático
e experimental e incentivando a divulgação do conhecimento científico.
Ao longo destes três anos letivos realizaram-se diversas atividades e
eventos envolvendo os alunos do pré-escolar ao 12.º ano e a restante
comunidade educativa, dos quais se destacam: Noite da Ciência; Em
Busca dos Elementos Perdidos; Ação de sensibilização - Limpeza de LEGENDAS:
praia; Salpicos de Ciência; Árvore Periódica de Natal, De cabeça na 1. Oficinas “Momentos eletrizantes” e Luz e cor” para alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Lua-Um piquenique ao luar; Momentos Eletrizantes; Luz e Cor; Se- 2. Projeto “MicroMundo”- Em busca de microrganismos produtores de novos antibióticos
mana da Ciência e Tecnologia 2020. Em colaboração com as entidades em habitats naturais
parceiras desenvolveram-se diferentes projetos, dos quais se destacam,
MicroMundo e ALTERA.
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