Page 106 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            PORTO                                MATOSINHOS


            ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO



            Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Mate-  ELEMENTOS QUÍMICOS
            mática, Informática
            Parceiros: Centro de Investigação em Astronomia / Astrofísica   NA VIDA
            da Universidade do Porto, Escola Superior Agrária de Coimbra,
            Lipor
            Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º anos
            Comunidade envolvida: Alunos e Professores




            No Âmbito da rede de Clubes de Ciência Viva, a Escola Secundária João
            Gonçalves Zarco criou um espaço aberto de contacto com a ciência e
            tecnologia. Para tal, tem vindo a desenvolver desde 8/11/2019 até ao
            momento quatro projetos:
            •  Comemoração do Dia da Ciência; Horta Pedagógica; Mural da Ta-
               bela Periódica; Sistema automatizado de interativo para divul-
               gação e recolha de informação
            No desenvolvimento dos projetos propostos foram realizadas visitas
            de estudo, workshops, encontros e seminários, palestras. As atividades
            foram desenvolvidas de forma a envolver um conjunto significativo de
            elementos da comunidade escolar, partilhar conhecimentos experiên-
            cias e boas práticas, sensibilizar os alunos para a prática da agricultura
            biológica e importância das plantas aromáticas, pelo consideramos que
            foi uma mais valia para a comunidade educativa.
            Descrição das atividades desenvolvidas:
            1.  No âmbito da Comemoração da Semana da Ciência e Tecnolo-
               gia, aberto a toda a comunidade educativa - Criação de flyers e
               cartazes de divulgação; Palestras; Atividade prática ligada aos nossos
               oceanos; Peddy Paper; Exposições; Concursos; Workshop de Matemá-
               tica; Teatro “Matnite”.
            2.  No Âmbito da Horta Pedagógica - Criação de flyers e cartazes de
               divulgação; Atividade de compostagem e de estacaria; Workshop de
               plantas aromáticas; Palestras; Criação de um hotel de Insetos; Criação
               de uma “ micro-horta biológica” de ervas aromáticas.
            3.  No âmbito do Mural da Tabela Periódica - Criação de flyers e carta-
               zes de divulgação; Workshop de pintura grafitti; Criação do Mural da
               Tabela Periódica; Criação de um livro sobre os diferentes elementos
               químicos, sua descoberta e aplicações.
            4.  No âmbito de Sistema automatizado de interativo para divulga-
               ção e recolha de informação - Elaboração de vários projetos basea-
               dos em Arduíno emissores e recetores de infravermelhos, Bluetoo-  LEGENDAS:
               th; Desenvolvimento de um robot baseado no kit didático Botnroll,   1. Mural da Tabela periódica
               Open Source e compatível com Arduíno.                     2. Robótica
                                                                         3. Dia da Ciência




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