Page 107 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 107
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO PAÇOS DE FERREIRA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAÇOS DE FERREIRA
Nenhum cientista
pensa com fórmulas.
Áreas científicas principais: Física e Química, Geografia, Infor- Albert Einstein
mática, Artes Visuais, Educação Tecnológica, Biologia e Geologia
Parceiros: Planetário do Porto, Centro Ciência Viva A Fábrica,
Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Galeria da Biodiversi-
dade - CCV | MHNC UP
Comunidade envolvida: Alunos do ensino básico, do ensino
secundário e dos cursos de dupla certificação
O ensino das ciências hoje necessita de desafios constantes, por forma
a aumentar os conhecimentos dos alunos de forma dinâmica e interes-
sante.
No mundo onde o conhecimento se encontra à distância de um click,
torna-se fundamental garantir que o conhecimento promovido na esco-
la permite a cada aluno tornar-se um aprendente para a vida.
Nessa aceção, o professor deve preocupar-se com a construção do co-
nhecimento, ou seja, promover práticas de ensino e aprendizagem ino-
vadoras e promotoras do trabalho colaborativo, quer entre os docentes,
quer entre os alunos. A colaboração permite um desenvolvimento eficaz
do conhecimento e é promotora do desenvolvimento social e ético dos
intervenientes.
Neste sentido, este projeto tem como objetivo central o desenvolvi-
mento sustentado de práticas de ensino e de aprendizagem, assentes
em princípios que valorizem a interação com instalações experimentais
no domínio da ciência, a comunicação em ciência e a colaboração entre
as comunidades educativa e científica. Assim, pretendeu-se combinar o
trabalho experimental na educação em ciências com o ambiente edu-
cativo característico de um centro de ciência, recorrendo a diferentes
recursos, à utilização de tecnologias digitais e a metodologias de traba-
lho inovadoras. As diversas atividades a desenvolver, planificadas pelos
professores envolvidos, permitem transversalidade nos temas aborda-
dos, bem como uma estreita ligação ao currículo, introduzindo conceitos
científicos e refletindo sobre a apropriação de competências estruturais
e fundamentais ao
desenvolvimento
dos alunos. Acres-
ce que o desen-
volvimento e con-
cretização deste
projeto prevê o
encontro dos alu- LEGENDAS:
nos e professores 1. Projeto Arte Solidária
com cientistas e 2. Projeto Visita ao Planetário do Porto
atividades de la- 3. Projeto Estação Meteorológica
boratório.
107