Page 107 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  PORTO                                PAÇOS DE FERREIRA


                  ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAÇOS DE FERREIRA
                                                                            Nenhum cientista
                                                                            pensa com fórmulas.
                  Áreas científicas principais: Física e Química, Geografia, Infor-  Albert Einstein
                  mática, Artes Visuais, Educação Tecnológica, Biologia e Geologia
                  Parceiros: Planetário do Porto, Centro Ciência Viva A Fábrica,
                  Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Galeria da Biodiversi-
                  dade - CCV | MHNC UP
                  Comunidade envolvida: Alunos do ensino básico, do ensino
                  secundário e dos cursos de dupla certificação





                  O ensino das ciências hoje necessita de desafios constantes, por forma
                  a aumentar os conhecimentos dos alunos de forma dinâmica e interes-
                  sante.
                  No mundo onde o conhecimento se encontra à distância de um click,
                  torna-se fundamental garantir que o conhecimento promovido na esco-
                  la permite a cada aluno tornar-se um aprendente para a vida.
                  Nessa aceção, o professor deve preocupar-se com a construção do co-
                  nhecimento, ou seja, promover práticas de ensino e aprendizagem ino-
                  vadoras e promotoras do trabalho colaborativo, quer entre os docentes,
                  quer entre os alunos. A colaboração permite um desenvolvimento eficaz
                  do conhecimento e é promotora do desenvolvimento social e ético dos
                  intervenientes.
                  Neste sentido, este projeto tem como objetivo central o desenvolvi-
                  mento sustentado de práticas de ensino e de aprendizagem, assentes
                  em princípios que valorizem a interação com instalações experimentais
                  no domínio da ciência, a comunicação em ciência e a colaboração entre
                  as comunidades educativa e científica. Assim, pretendeu-se combinar o
                  trabalho experimental na educação em ciências com o ambiente edu-
                  cativo característico de um centro de ciência, recorrendo a diferentes
                  recursos, à utilização de tecnologias digitais e a metodologias de traba-
                  lho inovadoras. As diversas atividades a desenvolver, planificadas pelos
                  professores envolvidos, permitem transversalidade nos temas aborda-
                  dos, bem como uma estreita ligação ao currículo, introduzindo conceitos
                  científicos e refletindo sobre a apropriação de competências estruturais
                  e fundamentais ao
                  desenvolvimento
                  dos alunos. Acres-
                  ce que o desen-
                  volvimento e con-
                  cretização deste
                  projeto prevê o
                  encontro  dos  alu-                                          LEGENDAS:
                  nos e professores                                            1. Projeto Arte Solidária
                  com  cientistas  e                                           2. Projeto Visita ao Planetário do Porto
                  atividades de la-                                            3. Projeto Estação Meteorológica
                  boratório.





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