Page 105 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 105
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO MATOSINHOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PADRÃO DA LÉGUA
Áreas científicas principais: Biologia/Geologia, Ciências Natu- A CIÊNCIA É DIVERTIDA
rais, Físico-Química, Matemática
Parceiros: ISEP, Academia de Robótica, Planetário do Porto
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário
Comunidade envolvida: Alunos e professores de 4 escolas de
1.º ciclo, 1 escola Básica e 1 escola básica e secundária.
A educação para todos constitui um princípio consagrado pela Unesco
que perfila como uma grande máxima nas sociedades modernas que
entendem a educação de qualidade como um direito humano funda-
mental e um investimento no futuro. Neste contexto e numa época em
que o conhecimento científico e tecnológico se desenvolve a um ritmo
cada vez mais acelerado, impõe-se que o ensino das ciências na escola
seja percecionado de forma abrangente e em estreita conexão com ou-
tras entidades e instituições. A grande missão é contribuir para a forma-
ção de crianças e jovens, concedendo-lhes os meios que lhes permitam
exercer, no futuro, uma cidadania ativa, democrática e responsável. A
compreensão da importância que a ciência e tecnologia tem na promo-
ção da qualidade de vida, levou o Agrupamento de Escolas de Padrão
da Légua a aderir à Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola e a con-
sagrar iniciativas para os alunos em vários domínios: visitas de estudo,
workshops e oficinas, palestras, atividades experimentais, atividades
interativas lúdicas, atividades de construção de modelos, atividades de
articulação interdisciplinares, exposições, jogos do ambiente, atividades
de divulgação e comunicação, entre outras. As atividades realizadas ti-
veram como público-alvo alunos dos 1.º ao 12.º anos de escolaridade e
todas as atividades foram alvo de avaliação pelos envolvidos, registan- LEGENDAS:
do-se, genericamente, que o apreço pelas atividades e as expectativas 1. Palestras (Público alvo: 5 turmas de
foi muito satisfatória. 9.º Ano, 11.º ano e profissional; total de
O valor do Clube CV decorre da sua abrangência, uma vez que tem como alunos implicados 225)
alvo uma intervenção em toda a comunidade escolar, pois afirma-se 2. Visitas de estudo (Público alvo: 1.º, 2.º
e 3.º ciclos e 10.º ano do Curso Científico-
como um Clube de todos para todos. No plano conceptual, as atividades -Humanístico; total de alunos implicados:
que desenvolve detêm valor interdisciplinar num contexto de valoriza- 1630)
ção das STEM e do ensino experimental das ciências enquanto contri- 3. Workshop (Público alvo: 6.º e 9.º Anos
buto para o desenvolvimento das literacias matemáticas, científicas e e Curso Profissional; total de alunos
implicados 337)
tecnológicas, em estreita conexão com outras entidades e instituições.
105