Page 105 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 105

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  PORTO                                MATOSINHOS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PADRÃO DA LÉGUA



                  Áreas científicas principais: Biologia/Geologia, Ciências Natu-  A CIÊNCIA É DIVERTIDA
                  rais, Físico-Química, Matemática
                  Parceiros: ISEP, Academia de Robótica, Planetário do Porto
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário
                  Comunidade envolvida: Alunos e professores de 4 escolas de
                  1.º ciclo, 1 escola Básica e 1 escola básica e secundária.





                  A educação para todos constitui um princípio consagrado pela Unesco
                  que perfila como uma grande máxima nas sociedades modernas que
                  entendem a educação de qualidade como um direito humano funda-
                  mental e um investimento no futuro. Neste contexto e numa época em
                  que o conhecimento científico e tecnológico se desenvolve a um ritmo
                  cada vez mais acelerado, impõe-se que o ensino das ciências na escola
                  seja percecionado de forma abrangente e em estreita conexão com ou-
                  tras entidades e instituições. A grande missão é contribuir para a forma-
                  ção de crianças e jovens, concedendo-lhes os meios que lhes permitam
                  exercer, no futuro, uma cidadania ativa, democrática e responsável. A
                  compreensão da importância que a ciência e tecnologia tem na promo-
                  ção da qualidade de vida, levou o Agrupamento de Escolas de Padrão
                  da Légua a aderir à Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola e a con-
                  sagrar iniciativas para os alunos em vários domínios: visitas de estudo,
                  workshops e oficinas, palestras, atividades experimentais, atividades
                  interativas lúdicas, atividades de construção de modelos, atividades de
                  articulação interdisciplinares, exposições, jogos do ambiente, atividades
                  de divulgação e comunicação, entre outras. As atividades realizadas ti-
                  veram como público-alvo alunos dos 1.º ao 12.º anos de escolaridade e
                  todas as atividades foram alvo de avaliação pelos envolvidos, registan-                  LEGENDAS:
                  do-se, genericamente, que o apreço pelas atividades e as expectativas                    1. Palestras (Público alvo: 5 turmas de
                  foi muito satisfatória.                                                                  9.º Ano, 11.º ano e profissional; total de
                  O valor do Clube CV decorre da sua abrangência, uma vez que tem como                     alunos implicados 225)
                  alvo uma intervenção em toda a comunidade escolar, pois afirma-se                        2. Visitas de estudo (Público alvo: 1.º, 2.º
                                                                                                           e 3.º ciclos e 10.º ano do Curso Científico-
                  como um Clube de todos para todos. No plano conceptual, as atividades                    -Humanístico; total de alunos implicados:
                  que desenvolve detêm valor interdisciplinar num contexto de valoriza-                    1630)
                  ção das STEM e do ensino experimental das ciências enquanto contri-                      3. Workshop (Público alvo: 6.º e 9.º Anos
                  buto para o desenvolvimento das literacias matemáticas, científicas e                    e Curso Profissional; total de alunos
                                                                                                           implicados 337)
                  tecnológicas, em estreita conexão com outras entidades e instituições.
















                                                                         105
   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110