Page 108 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 108

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            PORTO                                PAREDES


            AGRUPAMENTO ESCOLAS DE CRISTELO                           DISCIPLINAS DE MÃOS DADAS
                                                                      EM PROL DA BIODIVERSIDADE

            Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Botânica; Eco-  E SUSTENTABILIDADE
            logia; Ambiente, Floresta; Nutrição; Bioquímica e Física
            Parceiros: Autarquia Paredes, Clubes Ciência Viva de Vila do
            Conde, CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Mari-
            nha e Ambiental da Universidade do Porto; Obra de Assistência
            Social da Freguesia de Sobrosa, RoboticEduAcademy, Universi-
            dade De Trás-Os-Montes E Alto Douro
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico
            Comunidade envolvida: Comunidade Educativa do Agrupa-
            mento Escolas de Cristelo, Centros de dia de Sobrosa e Cristelo,
            habitantes de Paredes





            No âmbito do projeto Clube de Ciência Viva na Escola, o Agrupamento
            de Escolas de Cristelo, em colaboração estreita com os parceiros do pro-
            jeto e articulação com as diferentes disciplinas do currículo, desenvolve-
            ram um conjunto de iniciativas, palestras, saídas de campo, workshops/
            fórum, exposições, de forma a ser possível dar a conhecer a biodiversida-
            de da fauna e flora, e materiais terrestres das zonas circundantes. Após
            cada iniciativa foi feito um enquadramento teórico das várias temáticas
            abordadas, desde a ecologia até factos históricos dos diversos elemen-
            tos observados. Os alunos foram convidados a descobrir e envolverem-
            -se num plano de valorização, divulgação e proteção dos valores natu-
            rais do território, pois acreditamos que só se pode proteger aquilo que
            se conhece. No decorrer das várias atividades, recorreu-se a um diverso
            leque de materiais e metodologias, desde observação direta, capturas
            com rede de forma a facilitar o registo fotográfico dos mesmos, nas zo-
            nas de mata, floresta, lameiros e nos inúmeros cursos de água e charcos.
            Com o material recolhido e selecionado foram feitos registos e criadas
            foto-reportagens das evidências analisadas à luz do currículo das diver-
            sas disciplinas, em contexto sala de aula e produção de alguns dos tra-
            balhos, aqui apresentados. Os temas BIODIVERSIDADE e SUSTENTABILI-
            DADE foram trabalhados de forma articulada, nas diferentes dimensões
            e nas diferentes áreas do saber. Este projeto pretende acima de tudo dar
            a conhecer a riqueza natural da nossa região, registando evidências das
            mais diversas formas de vida, apostando fortemente na conservação e
            promoção da biodiversidade e património geológico, desenvolver hábi-
            tos saudáveis e promoção do respeito pelo ambiente, com o intuito de
            aproximar a população do meio natural e dos seres que nele habitam.
            Ao realizarmos estes trabalhos, tentamos também contribuir para este
            movimento de sensibilização, divulgando um pouco do que de mais   LEGENDAS:
            precioso se pode encontrar na região.                        1. Intervenções no meio envolvente
                                                                         2. As artes e as Ciências
                                                                         3. Outras vertentes do Projeto





                                                                    108
   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112   113