No dia 17 de novembro de 2021, professores e funcionários do agrupamento, bem como a representante dos Pais e Encarregados de Educação realizaram uma caminhada no trilho da encosta, delineado pelo Clube de Ciência Viva da Escola onde puderam observar as espécies identificadas aí presentes, catalogadas até à data. A esta atividade seguiu-se uma observação do céu nocturno, proporcionada pelos técnicos do Centro de Ciência Viva de Constância, Nuno Milagaia, Ana Santos e Eduardo Crespo, que gentilmente aceitaram o convite efetuado. Em tempo de pandemia as observações adaptam-se às exigências do distanciamento físico e da higienização. Assim, pudemos observar os planetas Vénus, Júpiter e Saturno a nossa Lua e ainda as nebulosas de Haltere e do Anel de Lira, com recurso a um telescópio que se assemelha a um robot, o Stellina. Trata-se de uma estação de observação, que combina um telescópio e uma câmara, substituindo a ocular por um aplicativo móvel, este equipamento permitiu que todos os participantes ficassem com fotos dos objetos observados nos seus telemóveis. As imagens capturadas pelo telescópio tradicional, foram visualizadas num computador. Foi um fim de tarde muito enriquecedor, tanto do ponto de vista científico como na promoção da saúde.