No dia 29 de fevereiro, no âmbito das atividades do Clube Ciência Viva duas turmas do nosso agrupamento, tiveram a oportunidade de visitar o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães que, de acordo com a área geográfica do Agrupamento e os respetivos projetos educativos e científicos, foi selecionado como nosso parceiro privilegiado.

Os alunos marcaram presença numa Oficina sobre a Ciência do Pão, atividade esta que faz parte do plano de atividades do Clube Ciência Viva na Escola, tendo surgido no contexto da participação daqueles, noutros projetos dedicados a esta temática, em anos anteriores.

Na oficina tiveram a oportunidade de confecionar um pão e produzir manteiga, totalmente de forma artesanal. No final da confeção e da realização de uma atividade experimental sobre fermentação, o pão foi levado ao forno e, enquanto cozia, os alunos aproveitaram o tempo para visitar os módulos da exposição interativa permanente. 

Os alunos interagiram com os módulos interativos patentes na exposição permanente, com principal destaque para as atividades no âmbito das comunicações e da robótica. 


A manhã culminou com a degustação dos produtos por eles elaborados. Foi uma manhã muito bem passada, cheia de aprendizagem, literalmente, com as “mãos na massa”, onde os alunos puderam conviver com a ciência num espaço não formal, mas muito acolhedor e cheio de estímulos.