Decorreu, no dia 19 de junho, o “Ciência ON line”, um evento inédito, inovador, original e marcante para todos os participantes. Tratou-se de uma videoconferência sobre Ciência, dinamizada pelos alunos do Clube de Ciências, da Escola Secundária Júlio Dinis, os JCI (Jovens Cientistas e Investigadores), sob orientação da sua atual responsável, professora Júlia Pereira.
(…) o diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, professor Nuno Gomes, deu as boas-vindas, falou sobre o magnífico trabalho desenvolvido no Clube de Ciências e manifestou o seu reconhecimento aos JCI. (…) a professora Júlia Pereira fez a apresentação do Clube de Ciências, apresentou um resumo do programa do “Ciência ON______” e os respetivos participantes, JCI e convidados. (…) Logo após a apresentação de um vídeo, elaborado pelo C3 (Clube de Comunicação e Criatividade), que juntou os Clubes de Ciências e de RobótIca, foi dada a palavra à grande equipa de Jovens Cientistas e Investigadores, ex-alunos e alunos de excelência, que se têm dedicado à investigação e que têm elevado o nome do agrupamento no país e além-fronteiras.
O primeiro painel foi moderado pela Sara Pinto, do 10.º CTC, e contou com a presença dos ex-alunos João Pedro Gomes, Patrícia Cruz, Maria João Lopes, Catarina Barata e Raquel Silva que falaram dos seus projetos e das experiências vivenciadas, aquando das suas participações em concursos nacionais e internacionais de Ciência.
Seguiu-se uma viagem pelo mundo fascinante da Robótica, com a apresentação das atividades desenvolvidas, ao longo do ano, pelos alunos que integram o Clube de Robótica do AEOS. Esta viagem foi acompanhada pela “locução” do professor Diogo Alves, docente de Aplicações informáticas e TIC e adjunto da direção do AEOS.
O ponto alto da manhã foi o talk-show entre os atores da peça de teatro Quimicomic e os JCI. (…) Este foi um momento inesquecível, uma vez que as interações do ator principal, David Cruz, com os alunos foram muito interessantes, esclarecedoras e enriquecedoras.
Foram, seguidamente, apresentados os projetos do Clube de Ciências 2019-2020, pelas alunas Oriana Martins, Íris Moreira, Catarina Fonseca e Mariana Fula, do 11.º CTC, e apresentadas as propostas a desenvolver em 2020-2021 pelas alunas Matilde Alves, Carolina Miranda e Sofia Gomes, alunas do 3.º ciclo.
Estes últimos painéis foram moderados pela Matilde Alves, aluna do 8.º ano, e foram muito elucidativos das metodologias implemen-tadas e a implementar.
O “Ciência ON ____” encerrou com chave de ouro, com uma performance musical de grande originalidade e criatividade, com Da Cruz One Man band- Super Homem Orquestra.
A videoconferência foi um evento de extrema qualidade (…).(texto de Maria João Cartaxo, coordenadora do Clube C3)