Professores do Clube de Ciência Viva, Ana Paula Santos e Elsa Alves, com a colaboração da professora estagiária Catarina Ferreira, dinamizaram oficinas que decorreram nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento.


A atividade iniciou-se com uma conversa interativa dinamizada, pela professora estagiária Catarina Ferreira, com os alunos onde se introduziram os temas a abordar, recorrendo a questões simples que permitiram avaliar as ideias prévias que os alunos tinham sobre o assunto, bem como, conceitos prévios erróneos que era necessário corrigir. Seguidamente dividiram-se os alunos em grupos, distribuiu-se material que permitiu aos alunos realizar atividades experimentais de modo a alcançar os objetivos previstos. Foi ainda distribuída uma ficha de trabalho, que recorrendo essencialmente ao preenchimento de lacunas, permitiu um registo de tudo o que foi feito pelos alunos, bem como, das principais ideias e conceitos a reter no final da atividade.

 Os objetivos da atividade foram:

  • realizar atividades experimentais para perceber que existem fontes de luz naturais e artificiais;
  • diferenciar as cores primárias da luz e as cores dos pigmentos; compreender como se forma o arco-íris;
  • prever a cor dos objetos quando iluminados por luz de diferentes cores;
  • perceber que a cor do objeto não depende apenas das suas características, mas depende também da luz que o ilumina.


O público alvo previsto foi o alcançado. Alunos do 1.º Ciclo - 3.º ano (2 turmas da escola Bom Pastor a 17 de janeiro e 1 turma da Escola da Constituição a 14 de fevereiro)