Decorreu na sexta-feira, 5 de junho, das 14h30 às 16h00, a sessão de observação astronómica, em tempo real, recorrendo remotamente ao telescópio científico Faulkes Telescope North, situado no Observatório de Haleakala (Havai). Esta sessão foi transmitida em direto, via web, podendo ser visionada em https://youtu.be/1HUQZb4Ftw8 (ou no site do Clube Ciência Viva na Escola do AEAS). Foi uma iniciativa promovida pelo Clube de Ciências do Agrupamento de Escolas Ãgueda Sul (AEAS) para a sua comunidade, mas de acesso livre, e contou com o apoio do NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia, e do Faulkes Telescope Project / Las Cumbres Observatory, e a colaboração do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, tendo registado centenas de participantes. Foi feita uma abordagem interdisciplinar que explorou conceitos de física da atmosfera, geografia, fusos horários e longitude vs movimento de rotação da Terra, ótica e telescópios, funcionamento do olho humano e processo de visão. De seguida fez-se a ligação ao Havai, através da qual controlei remotamente o telescópio de grande envergadura FTN, com o qual perscrutei os céus do Pacífico e registei algumas imagens, ao mesmo tempo que explicava o funcionamento do equipamento.