Sob a batuta de Álvaro Folhas, professor do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, todos espreitaram pelo telescópio observando Júpiter, ladeado pelas luas Io de um lado, Ganimedes e Europa nas proximidades enquanto Calisto se encontrava mais distante no lado oposto. Falou-se de Galileu e ante a ameaça das nuvens enquanto os olhares admiravam Saturno identificando a faixa de Cassini e algumas luas. Entre estes dois planetas reinava a Lua, brilhante em quarto crescente, exibindo deliciosas paisagens fortemente iluminadas pelo Sol. Os "Uau!!!" soltavam-se por quem, pela lente do telescópio, desbravava as maravilhas do céu noturno. O professor aproveitou para mostrar alguns asterismos falados nas suas aulas: Cassiopeia, Ursa Maior e Menor, Águia, Cisne, Lira... Observaram ainda outros objetos celestes como binários estelares e Nebulosas Planetárias. A noite proporcionou ainda conversa sobre assuntos tão diversos como os signos do zodíaco e às "estrelas errantes" até à designação dos dias da semana. A noite colaborou com este evento, integrado nas atividades do Clube Ciência Viva na Escola e que contou com o apoio do NUCLIO, mantendo o céu limpo a maior parte do tempo, e seguramente ficará na memória de todos quantos participaram."